AGENDA

Associação de doentes lança campanha de sensibilização para desmistificar a enxaqueca

A MiGRA Portugal, Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, lançou, em conjunto com a Novartis, a campanha “Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça” para ajudar os doentes a reconhecer e gerir melhor a enxaqueca e cefaleias.  Esta iniciativa tem por objetivo disponibilizar informação simples e fidedigna, que permita capacitar o doente e desmistificar alguns conceitos, numa área onde infelizmente existe muita desinformação.

A enxaqueca afeta mais de 15% dos portugueses, sendo mais prevalente no sexo feminino e em indivíduos em idade ativa. As cefaleias são a segunda causa de incapacidade na população Portuguesa em idade ativa.

A campanha será composta por três guias, em formato online e impresso, que, de uma forma visual e simples, ajudam a identificar os sintomas e os diferentes tipos de enxaqueca e cefaleias, procurar ajuda, conviver melhor com a doença e reduzir o seu impacto no dia a dia. Estes guias contam ainda com recomendações práticas de neurologistas. Além destes guias, estarão também disponíveis vídeos que permitem compreender a doença para uma melhor gestão da mesma.

De acordo com a presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido, “a enxaqueca tem um impacto muito forte no dia a dia do doente, criando muitas limitações ao nível pessoal, profissional e das relações sociais. É muito importante que o doente saiba que não deve resignar-se ao impacto da enxaqueca na sua vida e que pode e deve procurar ajuda para controlar os sintomas”. A presidente desta associação de doentes relembra ainda que “apenas se conhecermos a doença e os seus sintomas, vamos conseguir geri-la melhor, por isso a capacitação dos doentes é um dos passos mais importantes da gestão da doença”.

Para debater estes temas, a MiGRA Portugal irá também realizar um Facebook Live “À conversa com a MiGRA Portugal”, no dia 3 de fevereiro às 21h. Este Facebook live será uma conversa entre doentes que permitirá qualquer doente ou familiar colocar questões acerca destes temas à equipa da MiGRA Portugal.

Os guias estão disponíveis no site da MiGRA Portugal, onde o doente encontra também mais informação sobre a doença e diferentes formas de apoio. Os vídeos podem ser vistos no canal Youtube da MiGRA Portugal, ou através do QR Code existente nos materiais. A campanha conta com o apoio da Novartis.

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde