AGENDA

Inscrições abertas | Concurso Banco Montepio Acredita Portugal aberto a ideias inovadoras num contexto de desafios

O Concurso Banco Montepio Acredita Portugal arranca com a receção de ideias sustentáveis inovadoras, numa edição que decorre em formato digital e aberta a empreendedores fora do território nacional. Iniciativa vai também promover Banco de Ideias para fazer face ao cenário atual de crise.

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Concurso de Empreendedorismo Banco Montepio Acredita Portugal, promovido pela associação Acredita Portugal e pelo Banco Montepio.

A iniciativa decorre este ano num formato inteiramente digital, fazendo uso de plataformas tecnológicas para colocar em contacto candidatos, mentores e os júris convidados para o processo de seleção de projetos que integram categorias nas áreas do empreendedorismo social (Prémio Empreendedorismo Social), mobilidade (Prémio Brisa Mobilidade 2021), tecnologia (Prémio K.Tech) e inovação ligada às águas (Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia). As inscrições podem ser submetidas, de forma gratuita, até ao dia 18 de abril de 2021, no website da Acredita Portugal em www.acreditaportugal.pt

Paralelamente, a Acredita Portugal promove um Banco de Ideias, uma plataforma para receber soluções que respondam ao atual contexto de crise económica e social. Nascida para ser uma plataforma de incentivo ao Empreendedorismo durante a crise económica de 2008, a associação Acredita Portugal junta experiência, know-how e uma rede estabelecida ao longo de mais de uma década. Agora quer ajudar novamente a encontrar novos rumos num clima de incerteza, em que se tornam fundamentais o compromisso e o contributo de todos.

Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, explica a necessidade de renovar o Concurso uma vez que “com as restrições impostas pela COVID-19, a total digitalização do projeto foi inevitável. Se no início equacionámos que poderia ser prejudicial para os concorrentes, porque todo o contacto humano deixou de existir, por outro lado, o facto de parte do Concurso já ser realizado num formato digital simplificou esta adaptação. Ganhamos agora mais tempo para novas iniciativas de capacitação e formação dos empreendedores, com mais horas de impacto, sessões de maior escala e um melhor acompanhamento e desenvolvimento dos projetos. Sentimos já na última edição uma grande diferença na qualidade dos projetos.” O papel da Acredita Portugal no contexto que experienciamos é visto como “uma pedra fundamental na recuperação económica e social do país, não só com a realização do Concurso, mas também através de outros eventos e iniciativas que têm agitado o ecossistema e que fazem a diferença entre os empreendedores. Queremos, cada vez mais, posicionar-nos como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor Português.”

”Queremos garantir que as boas ideias e com potencial de negócio não ficam paradas à espera do fim da pandemia. Pelo contrário, queremos alavancá-las e, dessa forma, criar impacto social, fazer crescer a economia e combater o desemprego. Por isso, o Banco Montepio continua ao lado dos empreendedores e a apoiar, pelo quinto ano consecutivo, o Concurso Banco Montepio Acredita Portugal”, afirma Fernando Amaro, diretor da área da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio.

Categories: AGENDA, Empresas, Nacional