Albufeira

ALBUFEIRA | Município entrega equipamento informático a alunos do secundário

Após a entrega, em maio de 2020, de equipamento informático a todos os agrupamentos escolares do concelho (694 tablets para os alunos do Ensino Básico e 110 portáteis para aos alunos do Secundário), no valor total de 300 mil euros, na semana passada o Município de Albufeira ofereceu novos computadores portáteis e routers com acesso à internet destinados aos alunos do Ensino Secundário, que foram previamente referenciados pelos agrupamentos.

O presidente da autarquia, José Carlos Rolo, refere que a autarquia fez questão que o equipamento fosse entregue antes do regresso do ensino à distância, que começa esta segunda-feira, para que os alunos possam retomar as aulas com tranquilidade, os meios necessários e as mesmas oportunidades no acesso à educação.

“O ensino à distância regressa esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, depois de as aulas terem sido suspensas a 22 de janeiro, na sequência do agravamento da pandemia. Em Albufeira estamos preparados para que tudo corra da melhor forma possível, para que as famílias fiquem mais tranquilas e os jovens melhor preparados para enfrentar mais este desafio com todas as condições e os meios necessários ao sucesso da sua aprendizagem”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Para o efeito, o presidente José Carlos Rolo, entregou, na semana passada, mais 110 computadores portáteis e 30 routers com ligação à internet aos presidentes dos dois Agrupamentos Escolares com Ensino Secundário no concelho, num investimento total a rondar os 36 mil e 500 euros.

Mediante a assinatura de Contratos de Transmissão de Equipamentos Informáticos, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, o Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, representado pela sua presidente Sérgia Medeiros, recebeu 45 computadores portáteis e 17 routers, enquanto o Agrupamento de Escolas de Albufeira, representado pelo presidente Domingos Mendes, recebeu 65 computadores portáteis e 13 routers.  

Refira-se que o levantamento das necessidades foi efetuado pelos respetivos Agrupamentos, que ficam responsáveis pela distribuição dos equipamentos pelos alunos referenciados.

“A responsabilidade de todo o processo foi dos Agrupamentos, sendo que a nossa preocupação foi adquirir os equipamentos e entregá-los atempadamente às escolas, para que cheguem às mãos dos alunos que deles necessitam para que, desta forma, possam prosseguir os seus estudos com os meios necessários e dentro da normalidade possível”, frisa José Carlos Rolo, acrescentando que se trata de mais uma medida de apoio às famílias no âmbito da pandemia, que visa igualmente “combater as desigualdades no acesso à educação”.

Categories: Albufeira