Europa

Horizonte Europa | Eurodeputada do PSD nomeada relatora da nova geração de parcerias europeias

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi nomeada relatora da posição do Parlamento Europeu sobre a nova geração de parcerias europeias, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa. Em causa está um conjunto de nove parcerias público-privadas, abrangendo áreas tão distintas como a aviação limpa, o hidrogénio, a economia circular para o ambiente, a ferrovia, os medicamentos inovadores e saúde global, agregadas num único relatório, e ainda uma parceria específica pública-pública referentes a sistemas de medida.

Recorde-se que Maria da Graça Carvalho já tinha sido recentemente nomeada relatora da parceria europeia sobre computação de alto desempenho (HPC), um projeto que contempla a instalação em Portugal de um dos novos supercomputadores europeus, passando assim a assumir a responsabilidade de defender a posição do Parlamento Europeu num leque muito alargado de iniciativas, com grande peso no programa-quadro dedicado à investigação científica e à inovação.

Em conjunto com as chamadas “missões”, as parcerias representam cerca de 30% do orçamento do Horizonte Europa, o qual contempla investimentos totais de 95,5 mil milhões de euros entre 2021 e 2027.

Para a eurodeputada, esta nomeação representa “um enorme voto de confiança que me é dado pela Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu, onde sou vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu, mas também uma grande responsabilidade. As parcerias serão importantíssimas para a concretização das metas europeias em áreas como o clima, a digitalização e a saúde”, refere, sublinhando ainda “o papel muito importante que terão na transição industrial da União Europeia”.

Mais informações no comunicado anexo.

Para saber mais sobre as parcerias europeias:

https://ec.europa.eu/info/horizon-europe/european-partnerships-horizon-europe_en#documents

Categories: Europa