Nacional

Bem Bonda já está disponível em todas as plataformas digitais (c/vídeo)

Fica hoje disponível o segundo trabalho da Criatura. Bem Bonda sucede a Aurora (2016) e introduzir-nos a um novo capítulo no trabalho que o bando de músicos tem vindo a desenvolver na recontextualização da música popular e de intervenção. Dez temas, abraçados pelas colaborações com Yaw Tembe (trompete) e do Coro dos Anjos, fazem de Bem Bonda um narrativa, musical e textual, sobre a acção colectiva, a imaginação da mudança e a preservação da memória como pilar essencial da identidade. Uma ode intervencionista marcada pelo tempo que lhe é dado pelo próprio título: a expressão beiroa para dizer “já chega”.

O disco já havia sido disponibilizado, através do site bembonda.pt, onde o colectivo criou um espaço de contacto directo com o público. Ao aceitarem fazer parte do “Bando”, os subscritores terão acesso, em primeira mão, a um conjunto de conteúdos exclusivos: áudio, vídeo, imagem, edições físicas, merchandising ou bilhetes de concertos. Uma das oportunidades exclusivas já disponíveis é a oferta opcional da Pedra-Pão, a peça comestível que transforma a pedra da capa do disco em pão. Uma peça criada pelo artista Diogo Vaz Cavaleiro, inspirada na fotografia de João Catarino e Catherina Cardoso, que teve o apoio da Fundação GDA, da Câmara Municipal do Fundão e da Padaria Natural “Peter Pão”.

A Criatura são Acácio Barbosa (guitarra portuguesa), Alexandre Bernardo (bandolim, guitarra acústica, cavaquinho), Cláudio Gomes (trompete), Edgar Valente (voz, piano, teclados e adufe), Fábio Cantinho (bateria), Gil Dionísio (voz e violino), Iúri Oliveira (percussões e Mbira), João Aguiar (guitarra eléctrica), Paulo Lourenço (baixo eléctrico) e Ricardo Coelho(gaita de foles, flauta transversal, ocarina e palheta beiroa). 

A edição física, em formato vinil, será anunciada mais à frente e contará também com selo Omnichord. 

BEM BONDA

1. Anunciação
2. Bem Bonda
3. Lobbysómem
4. A Festa do Medo do Gaiteiro
5. Da Praxe
6. O Padeiro – Parte 1
7. O Padeiro – Parte 2
8. O Namor
9. A Noiva
10. O Encanto
11. À Mãe

Categories: Nacional