AGENDA

Impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos: apresentação de estudo ao Parlamento Europeu | 25 de fevereiro

Apresentação de um estudo de impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos aos eurodeputados da Comissão da Cultura e da Educação

Quinta-feira, 25 de fevereiro, 8h15 (hora de Lisboa)

Esta quinta-feira, o EP Researchers apresenta à comissão parlamentar da Cultura e Educação um estudo sobre o impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos. É membro desta comissão o eurodeputado português Manuel Pizarro.

O estudo refere que no tempo pré-COVID-19 os sectores culturais e criativos já se caracterizavam por estruturas organizacionais e práticas de trabalho frágeis. Desde que a pandemia COVID-19 atingiu a Europa, na primavera de 2020, os sectores culturais e criativos estão entre os mais afetados negativamente. As medidas de contenção postas em prática em toda a UE conduziram a uma cadeia de efeitos, com graves impactos na situação económica e social. Subsectores como as artes cénicas e o património foram severamente atingidos. Além disso, a crise pôs em evidência a posição muito vulnerável de muitos trabalhadores: artistas, freelancers ou trabalhadores temporários.

A apresentação do estudo a esta comissão parlamentar pode ser vista em direto aqui.

O estudo de impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos e o seu sumário estão disponíveis aqui.

Categories: AGENDA, Europa