AGENDA

SILVES | Município assinala 191 anos do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus com atividades online

Integrando as comemorações do 191.º aniversário do nascimento de João de Deus, o Município de Silves dinamiza, entre os dias 2 e 8 de março, um programa comemorativo totalmente online, com atividades culturais centradas na multifacetada personalidade deste poeta e pedagogo, pai da cartilha maternal, natural de SB Messines.

A programação contará com diversas iniciativas, participações e testemunhos à distância, numa especial e intensa viagem ao universo de João de Deus, que ficará, para sempre conhecido, como uma das eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.

A iniciativa “João de Deus para mim?”, pela perspetiva de diversos munícipes, personalidades e instituições; conversas com Maria João Raminhos Duarte, José Alberto Quaresma e António Ponces de Carvalho; uma visita guiada à Casa-Museu João de Deus, pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; leituras encenadas e o concerto Fabricantes de Pegadas, pelo coletivo Poetas do Povo, são algumas dessas propostas que marcarão esta semana de homenagem a João de Deus.

O ponto alto destas comemorações online decorrerá no dia 8 de março, dia em que se completam 191 anos sobre a data do nascimento de João de Deus. Neste dia, a programação começará, pelas 10h30, com um momento evocativo, com deposição de flores, transmitido em direto do monumento escultórico dedicado a João de Deus, em SB Messines, com a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e da Presidente da Junta de Freguesia de SB Messines, Carla Benedito. Da parte da tarde, para além dos testemunhos da rúbrica “João de Deus para mim” (pelas 15h00 e 19h00), será apresentada, pelas 16h00, a leitura encenada “João de Deus I Correspondência Intima & Prosa Dispersa”, pela voz de Pedro Freitas e José Anjos, que irão descortinar e dar a conhecer a correspondência que João de Deus trocou com a família, amigos e desconhecidos. As comemorações culminarão com o concerto intimista “Fabricantes de Pegadas”, pelo coletivo Poetas do Povo, às 21h30, num espetáculo de poesia e música que dará especial enfoque à poesia de João de Deus, unindo-a à voz e à palavra escrita de diversos poetas portugueses. 

“O Município de Silves, apesar dos dias de confinamento estabelecidos, decidiu manter-se fiel ao espirito comemorativo desta efeméride e preparou um programa de índole cultural, integralmente online, com vista a manter vivo o legado de João de Deus, filho da terra, que marcou a história do ensino e da literatura nacionais. Um homem universal, ímpar, intemporal, que tanto nos orgulha e que, inquestionavelmente, nos deixou um legado que irá ser perpetuado para todo o sempre e que merece ser recordado”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.

O Município de Silves convida, assim, todos os munícipes e admiradores de João de Deus a associarem-se a estas comemorações e a assistirem a todos estes momentos transmitidos nos canais digitais da autarquia.

Consulte em anexo a programação completa:

Categories: AGENDA, Silves