AGENDA

Sociedade Portuguesa de Cardiologia organiza Fórum “Bem Me Quero” com foco na saúde cardiovascular das mulheres

Sessão online para a população com transmissão no Dia Internacional da Mulher (8 de março)

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 12h a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) organiza uma sessão de esclarecimento online sobre a doença cardiovascular na mulher. O evento está inserido no Fórum “Bem Me Quero”, um evento virtual que pretende reforçar o alerta sobre a importância da prevenção da doença cardiovascular nas mulheres. O evento será transmitido na página de Facebook da SPC e esta sessão das 12h será dedicada à população.

O Fórum “Bem Me Quero” faz parte do programa educacional com o mesmo nome para a prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres, cujo objetivo é alertar o público feminino para os sinais desta doença e promover o seu atempado diagnóstico e tratamento junto dos profissionais de saúde.

A prevenção/diagnóstico/tratamento da doença coronária na mulher com menopausa, na mulher com cancro ou durante a gravidez são alguns dos temas que vão estar em debate. A doença coronária é a principal causa de morte na mulher das sociedades ocidentais, ultrapassando o cancro da mama, cancro uterino e a mortalidade periparto (entre o último mês de gestação e os 5 meses após o nascimento do bebé).

Em Portugal as mulheres com enfarte agudo do miocárdio são pior tratadas que os homens, têm maior risco de complicações e uma mortalidade hospitalar cerca de 2 vezes superior.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, 80 por cento destas mortes podem ser prevenidas com alterações nos estilos de vida e educação, além de se considerar que a doença coronária na mulher está subdiagnosticada e há um reconhecido subtratamento.

Mais informação:

De acordo com a American Heart Association, as doenças cardíacas e o AVC matam 1 em cada 3 Mulheres, sendo que na Europa, 23% da mortalidade no sexo feminino deve-se à doença coronária. Sabe-se também que as doenças cardíacas matam mais mulheres que homens e são mais fatais que todas as causas de cancro combinadas.

Embora a dor no peito também seja a apresentação mais frequente nas mulheres, estas têm mais frequentemente apresentações atípicas com falta de ar, náuseas e vómitos, dor no pescoço ou nas costas.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Cardiologia

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) é uma organização científica da Medicina Cardiovascular em Portugal e a maior promotora de formação continuada nesta área da Ciência Médica.

A SPC é uma organização ao serviço da comunidade que pretende promover a ciência, divulgá-la e interpretá-la, seguir critérios de rigor e exigência, pensar, debater e ensinar, numa missão de serviço público aos cidadãos.

Categories: AGENDA, Saúde