Silves

SILVES | Município institui Dia Municipal de João de Deus

O dia 8 de março estará para sempre ligado ao concelho de Silves como o dia de aniversário do poeta e pedagogo João de Deus, data anualmente assinalada pela autarquia em homenagem à sua vida e obra. Face à importância desta incontornável personalidade, de extraordinário valor municipal e nacional, o Município de Silves instituiu o Dia Municipal de João de Deus. Esta decisão foi aprovada em reunião do executivo camarário, realizada a 22 de fevereiro, e mereceu aprovação da Assembleia Municipal, decorrida a 5 de março.

É, assim, neste contexto que, o próximo dia 8 de março será, no concelho de Silves, Dia Municipal de João de Deus, o filho mais ilustre do concelho, figura que se destacou no séc. XIX com a criação do inovador método de ensino da leitura “A Cartilha Maternal ou Arte de Leitura”, obra pedagógica com a qual combateu o analfabetismo desse século e revolucionou o panorama educativo nacional. Um pensador e autor que se destacou em outros campos literários, revelando-se, também, um eminente poeta lírico do movimento ultra romântico. Este e outros factos levam a que o mesmo seja o único algarvio a repousar no Panteão Nacional, local que acolhe algumas das mais importantes personalidades da história e cultura portuguesas de todos os tempos, onde se encontra sepultado desde 1966, depois de, no ano da sua morte, os seus restos mortais terem sido depositados na capela do batistério do Mosteiro dos Jerónimos.

“Com a instituição deste dia, o Município de Silves pretende evocar e promover a memória de uma ilustre personalidade do concelho de Silves, quer por se tratar de um pedagogo que revolucionou o panorama educativo português na luta contra o analfabetismo com a implementação de um método de ensino da leitura de tal forma facilitador que muitas mães aprenderam e ensinaram, também elas, os seus filhos a ler; quer, também, por se revelar como um pensador e um poeta, já na altura, respeitado e aclamado em vida pelos pares”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, considerando ser “não só uma missão, mas um privilégio, para a autarquia poder comemorar a vida, o talento e a genialidade de uma personalidade tão única e querida do nosso concelho”. “Por outro lado, a instituição deste dia vem coroar todo o profundo trabalho de glorificação do poeta e pedagogo que tem vindo a ser efetuado pelo Município de Silves, que viu, no ano passado, sob o alto patrocínio da Presidência da República, ser editado, com o seu apoio, um importante estudo histórico e historiográfico (não biográfico) sobre o poeta pedagogo – intitulada «João de Deus imortal e intemporal» – da autoria da professora Maria João Raminhos Duarte e do livro infantil de fábulas joaninas genialmente ilustrado por Marta Jacinto”, revela a autarca, levantando o véu do que ainda se avizinha ao referir que “outras novidades estão em fase de desenvolvimento, entre elas uma biografia, da autoria do professor José Alberto Quaresma”.

De salientar que a Câmara Municipal de Silves é a primeira autarquia de Portugal continental a priorizar e a valorizar uma personalidade das letras e da cultura portuguesa com a criação de um dia em sua memória, contribuindo, assim, para a valorização da identidade cultural do concelho e da região.

O Município de Silves convida todos a lembrar João de Deus e a, no próximo dia 8 de março, Dia Municipal de João de Deus, acompanharem a cerimónia de homenagem e todas as atividades programadas no âmbito do seu 191.º aniversário.

Categories: Silves