AGENDA

Alentejo assinala Dia Internacional da Mulher com webinar “Mulheres à volta do vinho”

Esta segunda-feira, 8 de março, pelas 17h00

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala esta segunda-feira, 08 de março, com o webinar “Mulheres à Volta do Vinho”. A iniciativa tem início às 17h00 e conta com a presença de Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Manuel Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, que vão encabeçar uma conversa que pretende inspirar outras mulheres a singrarem no setor vitivinícola.

“Esta é uma data a assinalar pelo importante papel que a mulher tem na nossa sociedade. Aproveitando a efeméride, a CVRA tenta cativar o público feminino sobre o tema vinho, produto este que vive muito de sensações e em que, muitas vezes, é a mulher a decisora sobre o que comprar ou escolher. Também no sector, vemos cada vez mais mulheres em lugares de direção, o que evidencia as capacidades de liderança, de decisão e planeamento estratégico. Não tenho dúvidas em afirmar que o setor do vinho está mais rico pela presença de um maior número de mulheres.” avança Francisco Mateus, presidente da CVRA.

A sessão gratuita vai focar-se no percurso académico e profissional destas três mulheres que são rostos de referência na produção de vinho alentejano e está inserida num conjunto de webinars que a CVRA tem vindo a desenvolver desde o dia 26 de fevereiro e que vão culminar no dia 31 de março, colocando em cima da mesa temas que vão desde as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e o todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

Até à data de encerramento das iniciativas estão ainda agendados três webinars: “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” (18 de março, pelas 15h00); “Da Uva à Garrafa” (25 de março, às 15h00); e, finalmente “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil” (31 de março). A programação completa pode ser conhecida no site (https://www.vinhosdoalentejo.pt/) ou redes sociais dos Vinhos do Alentejo

As sessões decorrem através da plataforma Zoom e são limitadas a 100 participantes. No caso de se exceder o número de inscrições será possível assistir, em direto, através do canal de YouTube dos Vinhos do Alentejo.

PROGRAMA DO EVENTO “VINHOS DO ALENTEJO WEBINAR SESSIONS”

8 de março, pelas 17h00 | “Mulheres à volta do Vinho”

18 de março, pelas 15h00 | “Sustentabilidade: Futuro dos Vinhos do Alentejo”

25 de março, pelas 15h00 | “Da Uva à Garrafa”

31 de março, horário definir | “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Categories: AGENDA, Alentejo