Saúde

Dia Mundial do Sono | Tem um sono regular?

Tendo em conta que passamos um terço das nossas vidas a dormir, não é de estranhar que muitos tentem descobrir o que realmente acontece durante esse “estado misterioso” da noite. A utilização de dispositivos de monitorização do sono tem aumentado nos últimos anos, o que permite revelar os nossos padrões de descanso. Mas como funcionam estes dispositivos e de que forma podem ajudar quem está a dormir? A Emma, start-up alemã presente em Portugal desde 2017, explica como usá-los da melhor forma e os produtos que desenvolveu para ajudar a criar um padrão regular do sono.

Diferenças no design e na precisão da medição

Algumas ferramentas de monitorização do sono podem ser usadas como relógios de pulso, outras podem ser presas ao colchão ou colocadas na mesa de cabeceira. Os recursos básicos de monitorização incluem a duração do sono, frequência cardíaca, frequência respiratória ou movimento durante a noite. No entanto, estes dispositivos de monitorização do sono não medem o sono diretamente, referem-se à inatividade como um substituto para estimar o sono e variam muito na sua precisão. Também é preciso ter cuidado para garantir que o dispositivo não perturbe o seu sono devido a desconforto ou pressão. O Emma INSIGHT foi cuidadosamente projetado como um dispositivo não intrusivo e de alta precisão, construído com um sensor de grau médico de mais de 500 cm de comprimento, integrado num cinto fino de menos de 2 mm que pode ser colocado em qualquer colchão. Sem ter que pensar sobre isso, o nosso sono pode ser monitorizado de forma confiável para registar padrões e aprender sobre a regularidade do nosso sono.

Necessidades individuais e o surgimento da ortosonia

A monitorização do sono pode desencadear uma obsessão doentia na procura da quantidade e qualidade perfeitas de sono, um fenómeno denominado ortosonia. É importante enfatizar aqui que, embora alguns conselhos sobre o sono possam ser dados em termos gerais, as diferenças individuais são enormes. Um padrão de sono pode ser ideal para si e pode não ser adequado para outra pessoa. Em vez de prescrever comportamentos de sono específicos, a monitorização do sono deve ser usada mais para descobrir preferências e hábitos individuais, sem pressão para atingir “a norma”. Embora um ritmo regular de sono seja importante, não é motivo de preocupação dormirmos um pouco mais ou menos do que o normal. Com isso em mente, os dispositivos de monitorização do sono podem ser muito úteis para controlar a regularidade do seu sono a longo prazo.

Uma boa noite de sono vai além do sono profundo ou da duração do sono

Como podemos usar de forma otimizada as informações que os dispositivos de monitorização do sono fornecem? Os dados recolhidos nas suas últimas noites de sono tornam-se muito valiosos quando combinados com percepções educacionais e feedback individualizado. É aqui que entram os dispositivos mais sofisticados ou apps de sono. A versão 1 da app da Emma, por exemplo, que está para ser lançada em França e na Holanda, tem como objetivo fornecer feedback sob medida para cada utilizador individual, incluindo informações básicas e conselhos. Desta forma, a monitorização do sono permite direcionar as áreas que o ajudam a melhorar pessoalmente o sono e o desempenho diurno. Isso inclui não apenas mostrar a duração do sono, mas também analisar as ações das diferentes fases do sono, como o sono profundo. A pesquisa mostra que cada estágio do sono é importante, oferece benefícios distintos e desempenha o seu papel, garantindo a regularidade. Além disso, como dormimos à noite depende de uma variedade de fatores, como a luz, a dieta, exercícios ou temperatura. Todos esses são ou serão abordados holisticamente na app da Emma para fornecer uma orientação valiosa e fácil de utilizar que permita atingir um padrão de sono regular.

Construção de hábitos e gamificação para melhorias sustentáveis

Embora as pontuações de sono possam ser fascinantes no início, o entusiasmo geralmente desaparece depois de algum tempo e, com ele, muitas vezes a rotina de sono otimizada. Mas com um pouco de resistência podemos ter sucesso na construção de novos hábitos de sono com benefícios a longo prazo. Os hábitos de sono podem ser realizados quase automaticamente, o que torna mais fácil segui-los enquanto o nosso cérebro se concentra em outra coisa.

Uma ferramenta poderosa na construção de hábitos é tornar agradáveis as novas rotinas . A experiência de momentos agradáveis faz com que o cérebro liberte dopamina, hormona envolvida na regulação da emoção, motivação e movimento, o que reforça ainda mais o hábito. Além disso, a libertação de dopamina faz-nos desejar repeti-la logo, tornando gradualmente mais fácil interiorizar a nova rotina do sono. Para fornecer suporte duradouro e benéfico, a app da Emma utiliza esse fenómeno neuropsicológico. A app da Emma irá ainda contar com missões de sono, utilizando a gamificação, incorporadas num ambiente lúdico que torna mais fácil implementar com alegria as novas rotinas de sono para uma melhoria constante e sustentável no sono, noite após noite.

A app da Emma foi lançada juntamente com o dispositivo de sono Emma INSIGHT em França e na Holanda e complementa perfeitamente a gama de produtos de tecnologia do sono da Emma, como o Emma MOTION, e muitas outras invenções para um sono melhor ainda em desenvolvimento.

Categories: Saúde