Desporto

VILAMOURA | Velejadores portugueses sobem ao 2.º lugar Campeonato do Mundo de 470

Os velejadores portugueses Pedro e Diogo Costa subiram hoje ao 2.º lugar da tabela geral do Campeonato do Mundo de classe 470 que decorre em Vilamoura.

Pedro e Diogo Costa (POR 21) foto-Uros Kekus Kleva

A dupla venceu 1 das 3 regatas do dia e a sua boa prestação nas outras 2 permitiu ascender mais um posto na classificação e aumentar a distância para os principais adversários pela única vaga olímpica ainda em discussão entre 7 países.

“É um momento especial porque foi a primeira vez que ganhamos uma regata num Campeonato do Mundo. Foi um dia difícil, a primeira bolina andámos bem, fizemos um erro na 1º boia mas o resto da regata foi consistente e correu bem” afirmou no final do dia a tripulação portuguesa.

Com um dia marcado por condições de vento perfeitas para a prática da modalidade, os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergström mantêm a liderança da competição masculina com 9 regatas já completadas e a dupla espanhola Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, atuais líderes do ranking mundial e vice-campeões mundiais regressaram ao top 3.

Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina (ESP18) – foto Uros Kekus Kleva

Na competição feminina as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina mantêm a liderança pelo terceiro dia consecutivo, seguidas das holandesas Afrodite Zegers e Lobke Berkhout que subiram mais um posto.

O 3º lugar é agora ocupado pelas italianas Elena Berta e Bianca Caruso após uma boa prestação no dia de hoje, vencendo uma das 3 regatas.

Nesta classe, ao quarto dia de competição a Turquia é a melhor colocada para preencher a única vaga olímpica da frota feminina ainda disponível, seguida da Rússia e da Ucrânia.

Na competição mista os israelitas Gil Cohen e Noam Homri destronaram a dupla inglesa Amy Seabright e James Taylor da liderança, remetida agora para o 2º lugar. Os italianos Maria Vittoria Marchesini e Bruno Festo fecham o pódio.

As tripulações mistas serão o formato exclusivo a ser adotado depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, sendo este o último campeonato do mundo com competições separadas entre os dois géneros.

Kiran Badloe (NED9) foto João Ferreira – Osga

No terceiro dia do Campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf, o holandês Kiran Badloe, atual campeão europeu e mundial, regressou à liderança, depois de vencer as 3 regatas do dia.

O italiano Mattia Camboni mantém o 2º lugar da tabela e o israelita Ofek Elimelech regressou ao pódio ocupando agora o 3º posto.

Na competição feminina a polaca Zofia Noceti Klepacka subiu do 3º para a liderança, remetendo a francesa Charline Picon, atual campeã europeia, para o 2º lugar. A italiana Giorgia Speciale fecha o top 3.

Categories: Desporto, Quarteira