AGENDA

Lidl ensina sustentabilidade aos mais novos | Estão abertas as inscrições das escolas para a nova edição da “Turma Imbatível”

Desde 2011 a promover estilos de vida mais saudáveis e responsáveis junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Lidl arranca com uma nova edição do projeto “Turma Imbatível”, adaptada ao atual contexto. Neste regresso às aulas presenciais, 100 escolas, de norte a sul do país, podem candidatar-se a receber um jogo de tabuleiro gigante que pretende e;nsinar sustentabilidade, a brincar.

Dando continuidade ao seu programa educativo junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através do qual já visitou 600 escolas e impactou cerca de 87 mil alunos nos últimos 9 anos, sempre com o apoio da DGE e DGS, o Lidl regressa com o projeto “Turma Imbatível”, levando às escolas nacionais uma mensagem de sensibilização sobre estilos de vida sustentáveis.

Consciente que a pandemia trouxe também vários desafios a nível escolar, o Lidl adaptou o formato da “Turma Imbatível”, desenvolvendo um jogo de tabuleiro gigante, com regras fáceis e um guião simples, para que os professores o consigam jogar em sala de aula e em turmas separadas, respeitando todas as regras e normas de segurança. Esta iniciativa é mais uma vez concebida a pensar nas crianças e na importância de brincarem e socializarem em conjunto, ainda mais importante face ao atual contexto que vivemos.

Desenhado com o apoio da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral da Saúde, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Associação Nacional de Produtores da Pera Rocha, e abordando temas de currículo nacional alinhados à Cidadania & Desenvolvimento e à Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo “Turma Imbatível – Um jogo e peras”, pretende envolver as crianças numa atividade didática e divertida, que as incentiva a descobrir mais sobre o nosso planeta e a alimentação sustentável, através de desafios que despertam a curiosidade e promovem o trabalho em equipa. O jogo da Turma Imbatível será entregue em 100 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante este ano letivo.

As escolas que pretendam receber o jogo, podem inscrever-se enviando um e-mail para turma.imbativel@lidl.pt. A oferta é limitada a 100 escolas e contempla um tabuleiro gigante e os restantes materiais de jogo, que ficarão na escola para futuros alunos poderem aprender sobre a sustentabilidade, a brincar.

De acordo com Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Lidl Portugal “Têm sido tempos desafiantes, em especial para as crianças, queremos, mais do que nunca estar ao lado deles, proporcionando-lhes divertidos momentos de aprendizagem. Nesta nova abordagem, adaptada ao atual contexto de pandemia, sob o mote “aprender a sustentabilidade, a brincar”, pretendemos dar um papel ativo na aprendizagem aos alunos, através de um jogo de tabuleiro com perguntas e desafios de sustentabilidade para implementar em sala de aula, em total segurança.”

José Carlos Sousa, Diretor de Serviços de projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, afirma que “A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, reconhece o Projeto ´Turma Imbatível´ como uma boa prática para a abordagem integrada de diferentes domínios, como seja a Saúde, a Educação Ambiental, o Desenvolvimento Sustentável ou Literacia financeira e educação para o consumo, não se esgotando nestes, mas podendo “efetuar” a integração de outros”.

Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) refere que “enquanto Autoridade Nacional de Resíduos e no âmbito das suas competências de promoção e divulgação de iniciativas de educação ambiental, reconhece que o Projeto ‘Turma Imbatível’, do Lidl, se insere na prossecução dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, com particular relevância no Eixo Temático ´Tornar a Economia Circular´”.

Categories: AGENDA, Nacional