Quarteira

QUARTEIRA | Jovens Quarteirenses criam ferramentas para dinamizar bairros onde vivem

Decorreu, no passado dia 10 de março, nas instalações do CALQ – Centro de Atividades Lúdicas de Quarteira, a primeira sessão de apresentação e formação do Projeto “QUARTEIRA DECIDE”, projeto este, coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Akredita Em Ti.

Nesta sessão, foram apresentados os rostos dos jovens quarteirenses, tutores dos 3 bairros existentes na Freguesia de Quarteira (Abelheira/Amendoeira, IGAPHE e Checul) e que serão os principais dinamizadores e coordenadores dentro das suas comunidades.

Através de uma metodologia de Orçamento Participativo, estes bairros da freguesia, pela “mão” dos seus jovens representantes, vão poder decidir e implementar os projetos que consideram mais importantes e relevantes para a comunidade. Cada bairro terá́ um valor próprio e debatido e decidido entre os moradores.

Para Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira, o QUARTEIRA DECIDE é um grande passo para o desenvolvimento e dinamização dos locais onde vivemos. É mais uma etapa para uma Quarteira mais participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. Estes jovens, com um papel assumidamente ativo, irão impulsionar os lugares onde vivem, que contam com décadas de histórias, e os enriquecer social e culturalmente, juntamente com os seus moradores”.

“Não podemos descurar o papel dos jovens enquanto agentes de transformação da sociedade, pois, para além de terem um papel muito importante no futuro, têm ainda um grande destaque no presente, pois são responsáveis pelo incentivo aos adultos. Estes jovens são inovadores, são cidadãos atentos ao desenvolvimento da causa publica, estão informados sobre acontecimentos políticos e sociais e capazes de escolher entre as diversas alternativas. Dando-lhes estas oportunidades, criam-se formas de os incentivar à participação ativa na comunidade, intrinsecamente ligada ao exercício da cidadania. Este é um passo para que esta geração perceba, a importância da democracia participativa e do seu importante papel nos dias de hoje. Sei que o empenho dos jovens quarteirenses e dos moradores dos seus respetivos bairros, vai dar frutos bastante produtivos e originais, pois o espírito de união, está cada vez mais presente na nossa freguesia!”, afirma Telmo Pinto.

Para Nelson Dias, da Associação Oficina, responsável pelo projeto, “o QUARTEIRA DECIDE é uma iniciativa única no panorama nacional. O país tem uma vasta experiência na dinamização de orçamentos participativos, desde o nível local ao nacional. Não foi, no entanto, testada até ao momento a implementação deste tipo de processo em microterritórios, nomeadamente em bairros, em que a cada bairro se atribui um orçamento próprio, para que sejam as moradoras e os moradores a debater ideias e a decidir os projetos que querem implementar.

O responsável pelo projeto, acrescenta, “outra das particularidades destes orçamentos participativos é que eles não foram pensados para financiar investimentos físicos ou grandes obras no espaço público. O objetivo é apoiar atividades ou pequenas ações que sirvam para reforçar o espírito comunitário e a convivência, em locais muito marcados pela diversidade cultural e geracional e o fraco diálogo social. Talvez a mais interessante, é que em cada bairro foram recrutados um tutor e uma tutora, com idades entre os 18 e os 23 anos, que terão a função de dinamizar os orçamentos participativos, informar, esclarecer, mobilizar e coordenar os encontros e a votação dos projetos em cada bairro.

Nelson Dias, destaca ainda, “a execução dos projetos também ficará a cargo da população. Será criado um grupo, que contará com o apoio das tutoras e dos tutores, para decidir como serão implementados os projetos vencedores. Tudo isto vai acontecer ao longo de 2021, sendo uma excelente forma de reforçar a cooperação, a entreajuda e a convivência depois de mais de ano de pandemia e de inúmeras restrições impostas à vida em sociedade”.

Categories: Quarteira