AGENDA

Webinar “COVID-19: Ciência contra conspiração” | 22 de março

European Science-Media Hub in the Panel for the future of Science and Technology (STOA), em colaboração com o Parlamento Europeu em Portugal, organiza o webinar COVID-19: Ciência contra conspiração”.

O debate acontece na segunda-feira, 22 de março, das 10h00 às 11h30 (hora em Lisboa, mais uma hora em Bruxelas), em português. Falam a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, o profissional de saúde Bernardo Mateiro Gomes, a especialista em dinâmicas digitais Joana Gonçalves de Sá e a jornalista especializada em ciência Vera Novais. É moderadora Joana Lobo Antunes.

Contexto:

Qual a forma de nos defendermos de teorias da conspiração e desinformação? Qual o papel do jornalismo, em particular o jornalismo especializado? Qual o papel dos profissionais de saúde, seja na sua atividade clínica, seja enquanto autoridades a comunicar com o público alargado? Qual o papel da tecnologia, e como podemos amplificar as suas vantagens e mitigar os riscos?A primeira pandemia da era digital veio trazer novos desafios para a ciência. Se, por um lado, foi possível ter cientistas de todo o mundo a colaborar e a comunicar diretamente com os media e o público em geral, por outro lado assistimos também a uma avalanche de desinformação e teorias da conspiração, sobretudo nas redes sociais, que dificultaram a ação dos profissionais de saúde e dos governos.

Painel:

  • Maria Manuel Leitão Marques, Eurodeputada  (anfitriã)
  • Bernardo Mateiro Gomes, profissional de saúde
  • Joana Gonçalves de Sá, académica, especialista nas dinâmicas da esfera digitalVera Novais, jornalista, especializada em ciência
  • Joana Lobo Antunes, comunicadora de ciência (moderadora)

Categories: AGENDA, Europa, Nacional, Saúde