Lagos

LAGOS | Autarquia apoia Instituto Fonte de Vida

A Câmara Municipal de Lagos vai atribuir um subsídio pontual de cinco mil euros ao Instituto Fonte de Vida. A verba visa apoiar esta associação sem fins lucrativos no trabalho social desenvolvido junto da população mais fragilizada, o qual adquiriu especial relevância no contexto da atual crise pandémica.

O Instituto Fonte de Vida assumiu-se, no último ano, como um parceiro fundamental na operacionalização da distribuição de refeições junto da população em situação de sem-abrigo, medida implementada pelo município no âmbito do “Lagos Apoia”, programa que visa mitigar o impacto da crise sanitária nas famílias e na economia local. Esta associação tem garantido igualmente a disponibilização de serviço de balneário, essencial ao bem-estar psicossocial do referido grupo populacional.

Membro do Conselho Local de Ação Social de Lagos e do recentemente criado Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lagos (NPISA), o Instituto Fonte de Vida tem vindo a distinguir-se pela sua intervenção na área da dependência de substâncias psicoativas. O Café Convívio (espaço de socialização para adictos e suas famílias) e a Casa de Reinserção (espaço de acolhimento temporário utilizado para processos de reintegração social) são as suas principais respostas, num trabalho social que é assegurado por voluntários.

O apoio financeiro a esta e outras instituições sociais tem igualmente como alcance capacitar as mesmas para responderem ao aumento da procura de apoios por parte de segmentos da população que usualmente não recorrem aos serviços formais, respondendo-se assim, em rede, às situações de pobreza envergonhada e garantindo ajuda a todos os que dela necessitam.

Categories: Lagos