AGENDA

Espaço Saúde 360º Algarve analisa impacto da pandemia na saúde mental

“Saúde Mental em tempo de pandemia” é o mote da próxima sessão informativa online, enquadrada na atividade ‘’Saúde em Dia’’, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em Faro, e que acontece no próximo dia 31 de março, a partir das 15 horas.

As consequências a longo prazo do impacto da pandemia na saúde mental, as formas de cuidar e proteger a saúde mental e o bem-estar dos cidadãos, principalmente os mais vulneráveis, assim como os principais mecanismos de prevenção do aparecimento destes problemas e quais os apoios na comunidade para dar resposta a quem mais precisa, são alguns dos tópicos em discussão durante a ação.

«É importante debatermos sobre a impacto da pandemia na nossa saúde mental, ao mesmo tempo que pretendemos alertar e informar as pessoas para estes problemas que estão na ordem do dia. Será um momento de partilha de ideias e uma conversa aberta sobre os sintomas, as causas, assim como as formas de cuidar e proteger a nossa saúde mental», afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve. 

A conversa conta com a participação do Dr. Tiago Gil, psiquiatra no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do professor Doutor Luís Sérgio Vieira, investigador e docente na Universidade do Algarve. A moderação da sessão fica a cargo da Presidente da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dra. Raquel Raimundo.

A sessão online “Saúde Mental em tempo de pandemia” é aberta ao público em geral mediante inscrição obrigatória aqui. A sessão será também transmitida em direto na página Facebook da Plataforma Saúde em Diálogo.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022. Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde. Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/

Categories: AGENDA, Algarve, Saúde