Faro

FARO | Santa Casa tem nova viatura para apoio domiciliário com ajuda do município

O presidente da câmara, Rogério Bacalhau e o vereador com o pelouro da ação social, Carlos Baía, juntamente com a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF), marcaram presença junto das instalações desta secular entidade para conhecerem a nova viatura adquirida com o apoio do Município de Faro no âmbito do regulamento municipal de apoio ao associativismo.

Adquirida pelo valor de 13,7 mil euros, para apetrechar o serviço de apoio domiciliário da SCMF, a viatura nova contou com o suporte financeiro do Município em cerca de 50 por cento.

Durante a visita, o presidente da câmara sustentou que é um compromisso da autarquia “manter as nossas instituições com força e operacionalidade, porque nem sempre o Estado reconhece o contributo das misericórdias e demais instituições do terceiro setor no apoio direto dado às comunidades”. “Nestes momentos mais difíceis, não foi o Estado que apoiou as instituições, foram estas que apoiaram o Estado, muitas delas em situação de grande dificuldade operacional”, reconheceu.

“Pela nossa parte”, prosseguiu, “continuaremos a prestar todo o apoio que nos for possível, pois sabemos reconhecer o mérito desta entidade multisecular, que continua a assumir-se como um parceiro fundamental no seio da rede social do nosso concelho”.

Nessa senda, concluiu, “nada mais justo do que a atribuição deste apoio para a aquisição de uma viatura com todas as condições para que o apoio domiciliário continue a ser desempenhado em condições de segurança e qualidade”.

O Serviço de Apoio Domiciliário da SCMF é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio dos munícipes quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária. Os serviços são coordenados no lar-sede. Mais informações em www.scmfaro.pt.

Criado em 2016, o apoio ao associativismo é um instrumento de operacionalização da ação desenvolvida pelas entidades sem fins lucrativos, promotoras de desenvolvimento social no concelho, através da uniformização de critérios objetivos de apoio nas vertentes cultural, desportiva, juvenil, social e causa animal.

Categories: Faro