Quarteira

QUARTEIRA | Dia do Pai assinalado no Centro Paroquial

19 DE MARÇO DE 2021

«Ide a José, e fazei o que ele vos disser» (Gênesis 41, 55).

O Dia do Pai celebra-se um pouco por todo o mundo, em datas diferentes. Em Portugal, devido à tradição católica, comemora-se a 19 de março, dia em que se celebra São José, santo popular da Igreja Católica, esposo de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

Este é um dia para comemorar a paternidade e influência que os homens têm na vida dos seus filhos, lembrando também a influência que José teve na vida de Jesus.

Descendente de David, carpinteiro de profissão, José foi um exemplo de fidelidade à sua esposa e dedicação paternal a Jesus, sendo considerado o protetor, padroeiro da família. Acolheu a vontade divina e aceitou criar e amar o filho de Deus, que um dia seria o salvador do mundo.

José, é “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. Nome de origem hebraica, Yosef, significa “Ele acrescentará”, numa clara alusão a Deus.

Embora celebrado de forma diferente, no cumprimento de todas as diretrizes de segurança impostas por força da pandemia de Covid-19, o Dia do Pai e de São José, não deixou de ser assinalado no Lar da Sagrada Família, do Centro Paroquial de Quarteira.

Foi dia de enaltecer os nossos homens (pais ou não), mimando-os com uma manhã de passeio em Quarteira e Vilamoura, no cumprimento das medidas de segurança em vigor. O passeio foi efetuado na viatura da Instituição, e os idosos mantiveram-se sempre no interior da mesma, devidamente protegidos. Foi bom poder apreciar o mar e as paisagens envolventes, mesmo sem poder sentir a sua brisa.

Fomos também agraciados com um bolo para o lanche, partilhado por todos e, a uma só voz, cantaram-se os parabéns a todos os pais e a S. José.

Esperamos que para o ano nos seja permitido celebrar de outra forma, trazendo os filhos até aos pais, na partilha de afetos paternais.

Texto: Ana F. Pinheiro

Fotografia: Mavilde Pia

Categories: Quarteira