Loulé

Quinta do Lago | Procura de terrenos virgens continua a aumentar apesar da pandemia

A Quinta do Lago, o resort mais exclusivo do Algarve, divulgou o seu relatório anual sobre o mercado imobiliário, revelando um aumento significativo nas vendas de terrenos virgens, apesar da pandemia Covid-19, assim como novas tendências no processo de compra e nas prioridades dos compradores.

Quinta do Lago – Almancil

Vendas de lotes virgens em San Lorenzo North duplicam

As vendas dos terrenos virgens de San Lorenzo North, para a construção de moradias de luxo num canto intocado do resort, duplicaram em relação a 2019 e as consultas aumentaram 47%. Atualmente 65% da área que oferece vistas para o lago ou para o golfe, foi já comercializada, havendo apenas 10 lotes ainda disponíveis para venda.

San Lorenzo Norte – Almancil

Disponíveis a partir de 3.2 milhões de euros, os lotes de San Lorenzo North têm tido uma valorização ao longo dos últimos 7 anos com um aumento de 26% no preço base. Contam com 2.000 a 3.000 metros quadrados e permitem uma área de construção de 25% de moradias privadas unifamiliares que podem ser distribuídas por dois pisos e cave.

Esta é uma oportunidade rara, visto que novos terrenos para construção são escassos na Quinta do Lago e estes lotes apresentam grandes dimensões. A imobiliária do resort permite flexibilidade na compra – desde apenas o terreno até projetos chave na mão, com projetos que se destacam pela sua tecnologia de casa inteligente e arquitetura de bem-estar. Integrando funcionalidades como um sistema de segurança e assistente pessoal que permite controlar o ambiente da casa e tarefas de gestão familiar detalhada, nestas “casas inteligentes” é possível abrir o portão e cortinas antes de chegar a casa, mudar uma divisão para o ‘modo cinema’, regular a temperatura, monitorizar o conteúdo do frigorífico, fazer uma reserva num restaurante ou definir o ambiente para estar sincronizado com o sol, entre muitas outras coisas.

Em 2021 a tendência positiva continua e apesar da pandemia, a Quinta do Lago Real Estate, agência imobiliária oficial do resort, teve um aumento de 52% no número de interessados em terrenos em janeiro deste ano, quando comparado com o início de 2020 e o número de vendas continua também a aumentar.

Sean Moriarty, CEO da Quinta do Lago, comenta: “Embora estejamos a viver um período atípico, a realidade é que a procura por parte dos investidores ou clientes, incluindo portugueses, por casas de luxo na Quinta do Lago tem continuado estável. Os nossos compradores investem na Quinta do Lago porque confiam no nosso mercado de luxo e oferta de qualidade e, atualmente, continuamos a receber um fluxo constante de interesse e pedidos. As nossas vendas de terrenos virgens no nosso empreendimento exclusivo, San Lorenzo North, têm apresentado um desempenho extremamente bom, com um aumento de 100% nas vendas quando comparado com 2019. Acreditamos que tal deve-se à flexibilidade que comprar um lote oferece – assim os compradores podem construir a casa dos seus sonhos, o que é cada vez mais privilegiado porque passam cada vez mais tempo no resort na sua segunda (ou muitas vezes primeira) casa. Por esta razão Não estamos a antecipar quaisquer alterações significativas nos preços dos imóveis devido ao impacto da Covid-19”.

Tendências imobiliárias emergentes

  • Nacionalidade do comprador: O Reino Unido continua a ser o mercado mais forte da Quinta do Lago.  No entanto, tem se verificado um número crescente de portugueses a investir no resort, com um aumento de 10% em 2020 no número de consultas de cidadãos nacionais
  • Diminuição da idade dos compradores: A idade média dos compradores está a diminuir significativamente no resort, com cada vez mais jovens famílias a procurarem o resort para viverem permanentemente e desfrutarem da segurança e do contacto com a natureza.
  • Incentivos ao comprador: Os compradores são mais exigentes na escolha de um imóvel devido ao aumento do tempo passado em casa. Já não se trata de uma segunda casa, mas de um espaço onde passam cada vez mais tempo e que por isso esta tem de ir de encontro às suas rotinas do quotidiano
  • Exigências do comprador Internet de alta velocidade é mais do que nunca uma necessidade e é cada vez mais valorizada a proximidade a escolas internacionais.
  • Comprar remotamente/virtualmente: A Quinta do Lago Real Estate relatou menos visitas à propriedade antes da compra (devido a restrições de viagem, por vezes apenas uma visita ao local tornou-se suficiente para fechar negócio). Sem surpresas, tem havido mais procura por ferramentas digitais como tecnologia 3D e ou visitas virtuais guiadas.
  • Golden Visa: A procura dos Gold Visa continua reduzida, com mais interesse dos compradores nos benefícios fiscais concedidos pela legislação portuguesa.

Oportunidades atuais de investimento

Apesar da pandemia ter colocado uma pausa nas nossas vidas, 2020 trouxe fantásticas oportunidades de investimento à Quinta do Lago: o resort de luxo tirou partido desta paragem momentânea para melhorar a sua oferta. Isto incluiu a renovação do restaurante Casa do Lago no valor de 1,4 milhões de euros e ainda a renovação do famoso Campo de Golfe Sul de aproximadamente 7 milhões de euros. Após o lançamento da Quinta Farm em 2019, a horta sustentável do resort onde são plantados vegetais, frutos e ervas aromáticas utilizados nos restaurantes, o resort anunciou também uma nova estratégia de sustentabilidade sob a forma de novas medidas que irão fomentar a conservação da natureza, o melhoramento / aproveitamento de recursos e apoio à comunidade.

Com um mercado imobiliário em contínuo desenvolvimento, a Quinta do Lago apresenta um portfólio variado de propriedades de luxo onde estão incluídas novas construções e revendas de apartamentos e moradias, todas com áreas e comodidades de topo bem como um design de interiores excecional. No portefólio da Quinta do Lago Real Estate constam ainda o novo projeto imobiliário Wyndham Grand Algarve Residences – apartamentos de luxo de um a três quartos, inseridos no hotel de cinco estrelas Wyndham Grand Algarve e que estão disponíveis a partir de 532 mil euros.

A Quinta do Lago tem 49 anos de história e segue ainda hoje o plano original que foi concebido aquando da criação do resort. Como parte integrante da Ria Formosa, apenas 9% é área útil de construção (toda a área restante é água/lago, golfe ou zonas verdes), pelo que a sustentabilidade tem sido sempre uma das principais prioridades neste território.

Ao lançar terrenos virgens para o mercado, a Quinta do Lago oferece assim aos compradores uma oportunidade única de adquirir uma propriedade no resort e, simultaneamente, recebem a garantia de que nunca terão a sua casa numa zona de densidade populacional elevada. O CEO do resort remata “a Covid-19 vai afetar a nossa visão da vida moderna e, mais importante ainda, as nossas prioridades. Os compradores estão a dar ainda mais valor à natureza, aos espaços verdes, à segurança e aos ambientes de baixa densidade populacional. O Algarve, e especialmente a Quinta do Lago, encaixa perfeitamente nesta imagem. Com toda a qualidade de vida ao ar livre que a Reserva Natural da Ria Formosa oferece, as famílias podem experienciar um estilo de vida saudável e ativo durante todo o ano. Estamos empenhados em proporcionar às pessoas uma oportunidade de investir nas suas vidas, melhorar a sua qualidade de vida e restabelecer a ligação com a natureza e, por estas razões, penso que o nosso futuro continuará a ser brilhante”.

Categories: Loulé, Turismo