Consumidor

Intrum apoiou 500 mil pessoas e empresas na regularização de contas em 2020

  • Entre os casos apoiados, 20% são empresas e 80% são particulares
  • Entre os casos apoiados, 20% são empresas e 80% são particulares

No mês em que se assinala um ano desde o primeiro confinamento, a Intrum revela ter tido um papel crucial ao longo de 2020, contribuindo para que 500 mil pessoas e empresas regularizassem as suas contas.

De acordo com a Intrum, dos 500 mil casos apoiados em 2020, 80% correspondem a particulares e 20% a empresas.

À medida que os consumidores adaptam os seus estilos de vida às restrições impostas pelo confinamento, o mesmo acontece com a priorização dos tipos de contas. De acordo com o ECPR – European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, em 2020, os consumidores deram prioridade a serviços que consideram essenciais durante o confinamento, como a Internet, mas 54% dos portugueses inquiridos diz ter adiado ou suspendido o pagamento da habitação (hipoteca/aluguer). Em segundo lugar, entre as contas mais adiadas (29%) encontra-se o adiamento/suspensão do pagamento de cartão de crédito.

Contudo, o mesmo estudo revela que 83% dos portugueses afirma ter poupado todos os meses, indo ao encontro dos dados do Banco de Portugal que comprovam que a pandemia levou ao aumento das poupanças das famílias portuguesas. No mês de fevereiro, o montante depositado nos bancos voltou a crescer, atingindo um novo recorde no valor de 163,8 mil milhões de euros.

Numa altura em que o fim das moratórias se aproxima, a Intrum alerta para a importância da necessidade de tomar uma atitude face às dívidas acumuladas e avança com alguns conselhos:

  • Partilhar dificuldades e recorrer às entidades que podem ajudar, os bancos, outras entidades financeiras ou se for o caso, a agência que está a gerir a cobrança, como por exemplo a Intrum, para não entrar em incumprimento;
  • Verificar as datas das moratórias e outros compromissos e dívidas para não deixar ultrapassar os prazos;
  • Acautelar pagamentos com recurso a poupanças efetuadas ao longo do último ano.

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa. A Intrum ajuda as empresas a prosperar, oferecendo soluções para melhorar os fluxos de caixa e a rentabilidade a longo prazo, cuidando dos seus clientes. Garantir que consumidores e empresas tenham o apoio necessário para se libertarem de dívidas é uma parte importante da missão da empresa. A Intrum conta com mais de 10.000 colaboradores dedicados e empáticos que servem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa. Em 2019, a empresa gerou receitas no valor de 1.522 milhões de euros.

A Intrum está sediada na Suécia e está cotada na bolsa Nasdaq Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 250 colaboradores. Para mais informações, por favor visite www.intrum.pt

Categories: Consumidor, Empresas, Nacional