AGENDA

QUARTEIRA-FALÉSIA | Marisa Francisco e José Santiago correm maratona virtual no 1.º de Maio

Marisa Francisco, do CDQ – Centro Desportivo de Quarteira e José Santiago, dos Cool Runners de Loulé, vão correr a maratona virtual da ABBOTT WMM agendada para o dia 1 de Maio. Mas não vão ser os únicos.

José Santiago e Marisa Francisco

O PlanetAlgarve falou com os dois atletas que nos contam todos os pormenores: “A maratona é no dia 1 de Maio”. Relativamente ao trajeto, “desta vez, vamos sair do Passeio das Dunas, em Quarteira, passamos pela Marina de Vilamoura, vamos até à Praia da Falésia, passamos pela rotunda na estrada que vai para Albufeira e regressamos pelo caminho dos golfes, damos a volta e regressamos ao Passeio das Dunas, o que dá 21Km. Damos 2 voltas para completarmos a distância da maratona. Vamos ter 3 pontos de abastecimento, de 3 em 3Km”. A partida “será às 8 da manhã com chegada dos masculinos prevista para as 10:50 e da Marisa Francisco depois das 11”.

José Santiago e Marisa Francisco

Os atletas acescentam que se trata de “uma maratona virtual com a chancela da ABBOTT World Marathon Majors, que organiza as maratonas mais importantes do mundo, que são 6. Na Europa são 2, Londres e Berlim; Nos EUA são 3, Boston, Nova Iorque e Chicago e depois a de Tóquio, no Japão. Devido à situação da pandemia, criaram estes eventos virtuais. Como estávamos inscritos para o Campeonato do Mundo, em Londres, que foi adiado, foram criados estes eventos virtuais”.

José Santiago e Marisa Francisco

A organização fornece “uma aplicação, já estão a enviar o kit de atleta com dorsal, camisola e chapéu. Quando terminarmos a prova, descarregamos a aplicação, mandamos para a organização para homologação dos tempos e estabelecerem as classificações”.

José Santiago e Marisa Francisco

Os atletas acrescentam que o Algarve far-se-á representar ainda com “o Pedro Onofre, da Associação Académica Belavista, de Portimão e a Eunice Fernandes, do Clube Desportivo e Cultural da Nave, de Monchique. Vem o Sérgio Inácio, do Clube Desportivo Areias de S. João, de Albufeira, já habitual nestas andanças. Contamos ainda com o Filipe Conceição, que está a correr no ranking da ABBOTT, atleta aqui da casa, do Centro Desportivo de Quarteira. Depois, vamos ter também o Rui Guerreiro, do Olímpico de Lagos e o João Paulo, um atleta que está a ser orientado por mim, tem estado a treinar e quis fazer esta maratona connosco. É atleta dos Cool Runners de Loulé e também ficou inscrito nesta que será a sua primeira maratona. É uma nova experiência, ele está motivado e vamos ver se consegue superar os objetivos a que se propôs. Vem ainda um atleta do norte que vem passar esse fim de semana ao Algarve e aproveita para se juntar a nós. Ainda tentou fazer a inscrição mas já estavam encerradas. No entanto, vai correr connosco, fazendo a corrida por conta dele, um registo pessoal e uma experiência para outras provas que venham a surgir”.

José Santiago e Marisa Francisco

A terminar, os atletas José Santiago e Marisa Francisco salientam que “a ideia da nossa participação nesta maratona é promover o desporto e o Concelho de Loulé numa altura em que está tudo parado e as competições foram suspensas ou adiadas”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Desporto, Loulé, Quarteira