Desporto

VILAMOURA | Tudo em aberto na luta por vagas olímpicas de vela na classe ILCA 7

A luta pelas duas vagas olímpicas de ILCA 7 – homens continua aberta em Vilamoura onde até hoje decorre a Qualificação Olímpica do Continente Europeu da classe ILCA.

ILCA 7 em Vilamoura

São agora 12 os países que ainda tentam a sua sorte na classe masculina, com a  Espanha destaca-se como favorita, seguida da Bélgica e dos Países Baixos.

Portugal integra a frota de ouro com Eduardo Marques  a manter o 32º, sendo o melhor  português seguido de Santiago Villax Sampaio (56º).

Os velejadores portugueses mantêm-se na corrida para Tóquio, mas o objetivo parece cada vez mais difícil com 6 países melhor posicionados para os Jogos Olímpicos.

Com os velejadores divididos já em frota de ouro e prata a classe ILCA 7 (nova denominação da classe laser standard) é liderada agora pelo atual vice-campeão europeu o britânico Michael Beckett, seguido do bicampeão olímpico Robert Scheidt e o espanhol Joel Rodriguez Perez fecha o pódio.

Integrados na frota de prata Rui Silveira é 73º, Lourenço Mateus (75º), André Granadeiro (92º), André Ribeiro (135º), João Pontes (138º) e Gonçalo Castro Nunes (139º) numa frota de 139 barcos.

Com as duas vagas olímpicas de ILCA 6 – mulheres (nova denominação da classe laser radial) já entregues a Israel e a Portugal, as atenções concentram-se agora na luta pelo pódio.

Após 7 regatas a classificação geral é liderada pela dinamarquesa Anne-Marie Rindom que continua a somar primeiros lugares ao vencer a regata de hoje.

O 2º lugar na regata foi alcançado pela suíça Maud Jayet que ascendeu assim à 2º posição da geral, após resultados consistentes ao longo desta prova em Vilamoura.

A francesa Marie Barrue desceu para o 3º posto depois de uma regata menos feliz.

Carolina João, que integra a frota de ouro feminina,  continua a ser  a melhor portuguesa, subindo 4 lugares para 39º . A competirem na frota de prata Mafalda Pires de Lima subiu hoje um posto (47º), Leonor Dutra manteve o lugar (85º) assim como Federica Franchi (88º) num total de 89 velejadoras.

Categories: Desporto, Quarteira