AGENDA

Depois da capacitação, Almargem propõe reflexão sobre oportunidades no turismo em Monchique

As Ações de Capacitação “Preparar Monchique para o produto Walking”, que a Associação Almargem tem vindo a promover junto do tecido empresarial com atuação no concelho de Monchique, desde o passado mês de março, aproximam-se agora da reta final. Para marcar o encerramento deste programa, a Almargem realiza uma sessão online, no próximo dia 4 de maio, com início às 10h30, onde apresenta os resultados desta iniciativa, com o diagnóstico e as oportunidades identificadas durante o trabalho desenvolvido com os empresários de unidades de alojamento e de animação turística participantes.

Este balanço serve de mote para a reflexão que se propõe aos vários agentes integrantes do projeto “Revitalizar Monchique – O Turismo como Catalisador”, financiado pelo Turismo de Portugal ao abrigo do programa RegFin, e no âmbito do qual foram promovidas estas ações. Em formato mesa-redonda digital, através da plataforma ZOOM, “Monchique: Uma Serra de oportunidades” abrirá espaço para debate sobre o futuro deste território e os desafios e potencialidades ao nível do turismo de natureza, cultural e criativo.

Esta sessão conta com a participação de Fátima Catarina, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, entidade gestora do projeto, João Portugal, do Turismo de Portugal, bem como dos co-promotores, representados por Anabela Santos, da Associação Almargem, Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, e Ana Vargues, gestora sénior de produto Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar na Associação Turismo do Algarve. O painel completa com Luís Coelho, da A2Z Tourism Consulting, empresa executora destas ações de capacitação. A moderação deste debate está a cargo da jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação

Ao longo de um mês e meio, os empresários foram integrados neste programa, onde foram identificadas as características dos principais mercados emissores e as boas práticas aplicadas a esta atividade turística, com enfoque no produto Walking, passando posteriormente por uma ação de coaching sectorial, para levantamento das potencialidades existentes e estruturação da oferta. Além da integração de conteúdos, o programa promoveu uma oportunidade de networking entre os vários participantes.

Com estas ações, a Almargem, gestora da Grande Rota Pedestre GR13 – Via Algarviana e da rede de percursos pedestres complementares implementados neste território, teve como principal objetivo capacitar o tecido empresarial para o posicionamento de Monchique como um destino de excelência para o turismo de Walking.

A participação nesta Sessão de Encerramento é livre e gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória através do preenchimento do formulário disponível no website da Via Algarviana, em www.viaalgarviana.org. A sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook da Almargem e da Via Algarviana, mas o debate apenas estará acessível aos participantes através da plataforma ZOOM.

Categories: AGENDA, Monchique