AGENDA

VOLTA AO ALGARVE | Última etapa arranca de Albufeira no próximo dia 9 de maio

A 47ª Volta ao Algarve – a corrida mais mediática e internacional do ciclismo português – regressa à Avenida dos Descobrimentos, no próximo dia 9 de maio (domingo), onde decorre a partida oficial da 5ª etapa que irá ligar Albufeira ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé, num percurso de 170,1 quilómetros. Habitualmente realizada em fevereiro, a prova teve que ser adiada para maio devido à pandemia. A Volta ao Algarve conta com um pelotão de elevada qualidade e vai ser transmitida em direto pela Eurosport e pela CMTV.

A 47ª edição da Volta ao Algarve vai disputar-se de 5 a 9 de maio, com as melhores equipas e as maiores estrelas do ciclismo internacional que irão percorrer as estradas algarvias ao longo de 765,8 quilómetros, distribuídos por cinco etapas: dia 5 – Lagos/Portimão (189,5 km); dia 6 – Sagres/Fóia (182,8 Km); dia 7 – Faro/Tavira (203,1 Km); dia 8 – Lagoa/Lagoa (20,3 Km); dia 9 – Albufeira/Malhão (170,1 Km).

A 5ª etapa, que liga Albufeira ao Alto do Malhão, num percurso de 170,1 quilómetros, tem a partida simbólica marcada para a Rua do Estádio às 13:00 e a partida oficial para a Avenida dos Descobrimentos, no próximo dia 9 de maio (domingo) às 13:15, com chegada à meta prevista para as 17:45.

O Município de Albufeira apoia novamente a Volta ao Algarve, recebendo a derradeira etapa da prova. O presidente da Câmara destaca a importância do evento que conta com a nata das equipas nacionais e internacionais. José Carlos Rolo sublinha que “esta é mais uma excelente oportunidade para levar o nome de Albufeira mais longe, dando a conhecer o concelho como um destino turístico de eleição, com praias e paisagens deslumbrantes e das melhores unidades hoteleiras e de restauração, mas também com excelentes condições para receber as mais importantes provas desportivas a nível internacional”. Esta prova é de extrema importância no calendário internacional do ciclismo e “em tempos de pandemia tem um interesse acrescido por mostrar ao mundo que o Algarve e Albufeira são destinos seguros para o turismo e também para a realização de competições desportivas”, acrescentou. 

A 47ª Volta ao Algarve vai ser disputada por 25 equipas, sete das quais do WorldTeam, oito ProTeam e dez da categoria Continental. Refira-se que das formações que visitam o Algarve estão as duas melhores do ranking mundial coletivo, a belga Deceuninck-Quick-Step e a britânica Ineos Grenadiers. Também irão participar a número cinco a nível mundial, a UAE Team Emirates e a sexta mais bem colocada no ranking, a alemã Bora-hansgrohe.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que “o pelotão da Volta ao Algarve tem atraído a atenção de adeptos, telespetadores e jornalistas de todo o mundo, o que se traduz, cada vez mais, numa transmissão global de conteúdos alusivos à corrida”.

Em Portugal, as transmissões em direto da parte final de todas as etapas vão ser difundidas pela Eurosport1, entre as 16h30 e as 18h00, hora portuguesa. A rede Eurosport vai também garantir a difusão da corrida em toda a Europa. A CMTV, o outro canal oficial, também irá transmitir a prova no mesmo horário. A nível internacional, a Colômbia poderá ter acesso exclusivo à prova através do canal Win Sports, assim como a Nova Zelândia, que irá aceder à transmissão da Sky. Os adeptos dos restantes países poderão assistir à prova através da plataforma GCN.

Categories: AGENDA, Albufeira, Algarve, Desporto