Quarteira

QUARTEIRA DECIDE | Sessão de Informação nos Bairros da Abelheira e Amendoeira

O Projeto Quarteira Decide promoveu a sua terceira sessão de informação no domingo, 2 de maio, desta vez junto dos moradores dos Bairros da Abelheira e Amendoeira.

A sessão contou com a presença de Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, segundo o qual, “sei que há sempre descontentamento mas o importante é saberem que eu dou a cara e estou aqui por vocês. Lembro-me do que era esta zona. Sou um defensor, como todos sabem, de um polidesportivo para esta zona e comprometo-me convosco, tenha ou não capacidade, de criar aqui um polidesportivo e um parque para as crianças. Temos um projeto para isso avançar à parte daquilo que nos traz aqui hoje, que é o Orçamento Participativo. Vamos defender a nossa zona e estes jovens que estão aqui estão a lutar pelos interesses dos seus bairros. Independentemente da verba que este projeto permite investir aqui, são vocês que vão decidir qual o projeto que vai ser aqui concretizado. Portanto, dou a oportunidade aos moradores para decidirem, entre si, o que vai ser aqui feito com a verba disponível. Vai ser uma pequena coisa mas, à parte disso, em breve estaremos aqui a apresentar-vos um projeto que tem um polidesportivo, um parque para as crianças e aparelhos para desporto, coisas que a maior parte dos moradores destes bairros têm reivindicado nestes últimos anos. Há ainda um projeto da Câmara Municipal de Loulé para avançar com as hortas sociais. Portanto, vamos aproveitar este momento. Confiem em nós. Confiem em mim e naquilo que estou a dizer que as coisas vão ser concretizadas. Portanto, este projeto também é importante e a seguir vamos lutar pelos outros.

Nelson Dias, da Associação Oficina, promotora do projeto Quarteira Decide, disse aos presentes que “este projeto envolve 4 bairros da cidade, IGHAPE, Checul, Abelheira e Amendoreira. Em cada bairro, nós temos jovens que são os tutores dos projetos nos seus bairros e que fazem parte da nossa equipa. Neste caso, temos, aqui residentes, e é graças a eles que se fez o processo de dinamização com que vai funcionar todo este trabalho. Eles vão explicar as fases que estão previstas. A ideia inicial é que cada um dos 3 bairros apresentem ideias para implementar projetos até 5 mil euros de orçamento. O importante é que cada bairro possa ter esta oportunidade de falar, discutir as suas ideias e apresentar as suas necessidades. Dentro de aproximadamente um mês poderão apresentar as vossas propostas, que serão analisadas no sentido de se aferir se são ou não possíveis de executar. As que forem possíveis de executar dentro do orçamento previsto, vocês vão poder decidir através de uma votação que aqui terá lugar. Depois, o projeto vencedor será executado”.

Os jovens tutores do projeto nestes dois bairros transmitiram aos presentes como todo o processo se vai desenvolver.

O Projeto QUARTEIRA DECIDE é coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti.

QUARTEIRA DECIDE é um projeto que prevê a realização de três processos de Orçamento Participativo em três bairros da cidade de Quarteira – um de habitação municipal (Abelheira/Amendoeira), um de habitação do Estado (IGAPHE) e um de uma cooperativa de habitação (Checul).

Em cada bairro foram recrutados jovens de ambos os sexos para serem as tutoras e os tutores que vão coordenar e dinamizar estes processos de participação.

O Orçamento Participativo é para todas/os uma novidade e um desafio que aceitaram abraçar.

A Oficina, promotora do projeto, agradece “à Junta de Freguesia de Quarteira, à Associação Akredita Em Ti e ao Município de Loulé a inestimável colaboração neste trabalho”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira