AGENDA

Piaget organiza congresso internacional em saúde e bem-estar | 28 e 29 de maio

O 2º Congresso Internacional de Intervenção em Saúde e Bem-Estar, a realizar nos próximos dias 28 e 29 de maio, abre com uma sessão plenária dedicada ao tema do humor como promotor de saúde. Dirigido a profissionais, docentes, estudantes e investigadores na área das ciências da saúde e do bem-estar, o evento ganhou este ano uma forte componente online devido ao atual contexto pandémico.

Subordinado ao tema geral  “Saúde e bem-estar no ciclo vital”, o congresso é organizado pelo centro de investigação RECI (Research in Education and Community Intervention) e pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu. A escola faz parte do universo do Instituto Piaget que detém igualmente polos universitários em Silves, Almada e Vila Nova de Gaia.

Com um programa recheado de painéis, mesas-redondas e apresentações, o evento científico pretende contribuir para a discussão das questões atuais e emergentes referentes à saúde e ao bem-estar das populações. Conta para isso com a participação de investigadores e profissionais de diferentes áreas de formação e atuação, incluindo das áreas da educação, desporto, ambiente e comunicação, para além da saúde. Além de Portugal, estarão representados oradores de Espanha, Brasil, Cabo Verde e Angola.

Em simultâneo com o congresso, decorrerá também a 1.ª Conferência Internacional de Cinesiologia Humana, a ciência que estuda os movimentos do corpo humano. A conferência é organizada pela KinesioLab, unidade de investigação portuguesa em movimento humano que se dedica ainda ao ensino, prestação de serviços técnicos especializados e transferência de conhecimento na área do desporto, seja de alto rendimento ou clínico desportivo.

O professor Gustavo Desouzart, presidente da comissão organizadora do Congresso, destaca a inclusão da conferência de cinesiologia humana no congresso, o que irá gerar uma maior dinâmica de intervenções no evento. “O programa é abrangente nas temáticas, intervenientes e âmbitos”, diz o responsável, que acrescenta que foram submetidos mais de 200 trabalhos científicos para apresentação. 

Dos vários painéis de discussão e comunicações previstas destacam-se “Saúde e bem-estar infantil – Crescimento e desenvolvimento”; “Saúde e bem-estar do adulto – Do individual à complexidade”; “Saúde e bem-estar do idoso – Perspetivas presentes e futuras”; “O Humor como promotor de saúde”; “A comunicação social:  Quando a saúde e o bem-estar se tornam notícia”; e “A saúde e o bem-estar em português – a diversidade das realidades”.

A primeira edição do Congresso Internacional de Intervenção em Saúde e Bem-estar realizou-se na primavera de 2019, tendo o número de participantes superado as expetativas, com mais de 300 presenças da Europa e de várias geografias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O ano passado, a pandemia obrigou ao cancelamento do evento que retoma agora em 2021 o seu ciclo anual.

Categories: AGENDA, Saúde