Quarteira

PSD Quarteira: «AMPIC: Vítor Aleixo responde pelos Pescadores de Quarteira?»

A SIC Notícias passou uma reportagem intitulada: “Algarve quer proteger o maior recife de baixa profundidade do Continente”. Trata-se da criação de uma zona marítima protegida na Baía de Armação de Pêra (AMPIC), cujos principais defensores são o CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Ualg e a Fundação Oceano Azul. Durante três anos reuniram com mais de setenta associações, incluindo de pescadores, algumas das quais não se sentiram devidamente representadas e ouvidas neste processo, sendo SEMPRE CONTRA!

Embora distante de Quarteira e fora da área territorial e administrativa do Concelho de Loulé, a zona da Baía de Armação de Pêra é o principal pesqueiro das embarcações sediadas no Porto de Pesca de Quarteira.

O PSD Quarteira considera lamentável, que perante uma matéria desta máxima importância para os armadores, pescadores e respetivas famílias, não tenha existido até ao momento uma posição pública do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, a favor dos Pescadores de Quarteira.

Essa situação levou a que diversas associações de pescadores, solicitassem aos deputados algarvios do Partido Social Democrata a realização de audições na Assembleia da República (que decorreram no mês de Março de 2021) de forma a serem descortinados os pormenores deste projecto antes de darem entrada à apreciação do Governo.

Na reportagem, o Presidente da Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Hugo Martins, manifesta o seu desagrado ao mencionar que das 200 embarcações a operar na zona, 50 são associados da Quarpesca, caso a zona de proteção avance os prejuízos serão na ordem dos 3 milhões de euros.

O PSD Quarteira pergunta!

Vítor Aleixo responde pelos Pescadores de Quarteira?

Se sim! Solicitamos que torne pública, a sua posição sobre esta matéria!

O PSD/Quarteira

Categories: Quarteira