Quarteira

QUARTEIRA | Ação de sensibilização contra beatas no chão abre época balnear nas praias

A Junta de Freguesia de Quarteira iniciou uma campanha de sensibilização, com o intuito de alertar para a necessidade de depositação das incómodas beatas em locais próprios, em vez do habitual descarte no chão e no areal das praias.

Pretendendo alcançar uma freguesia mais limpa, mais verde e sem beatas, e tendo como mote a abertura da época balnear de 2021, no dia 1 de junho, foram distribuídos cinzeiros de bolso, junto dos concessionários/apoios de praia da freguesia.

Esta é uma ação de sensibilização e responsabilidade social, que tem como objetivo envolver toda a comunidade e que serve de alerta para esta problemática. Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia, presente nesta distribuição, referiu que “Este é um desafio para as pessoas acabarem com o péssimo hábito de fazer da sua rua o seu cinzeiro e em certa medida, tornar a nossa freguesia mais limpa, reduzindo a quantidade de beatas na via pública e o seu consequente impacto ambiental”.

Esta iniciativa, suportada inteiramente pela Junta de Freguesia, é apenas uma das muitas ações que a Junta pretende lançar, para a consciencialização coletiva da responsabilidade de todos, na defesa do meio ambiente.

Em Portugal estima-se que, a cada minuto, sejam lançadas para o chão cerca de 7.000 pontas de cigarro. É de lembrar que, desde setembro de 2019, são aplicadas multas e o incumprimento pode levar a coimas entre os 25 e os 250 euros para pessoas e pode chegar aos 1500 euros para empresas. Assim, tão importante como o cumprimento da lei, é a consciência coletiva da responsabilidade de todos na defesa do ambiente.

Categories: Quarteira, Turismo