Quarteira

Quarteira abre Centro de Recursos Educativos e Inclusão para crianças com necessidades especiais

Quarteira já tem um Centro de Recursos Educativos e Inclusão – CREI.

A criação da estrutura vem na sequência de uma reunião decorrida no dia 6 de novembro, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira (ver AQUI).

Quarteira – Igreja S. Pedro do Mar

Este centro foi criado pela Câmara Municipal de Loulé ao abrigo do programa nacional dos Centros de Recursos para a Inclusão do Ministério da Educação.

O pároco de Quarteira, Padre Joaquim Campôa, este prontamente se disponibilizou para ceder duas salas no Salão Paroquial da Igreja S. Pedro do Mar.

Segundo Ana Machado, vereadora com o pelouro da Saúde e Coesão Social, uma situação que a autarquia louletana tem acompanhado noutros pontos do concelho e cujo processo tem vindo a ser desenvolvido há mais tempo na procura de soluções.

A autarquia louletana cedeu professores especializados na área e o centro já está a funcionar há algumas semanas, para regozijo e alívio das famílias afetadas.

Dora Faria enviou ao presidente da Câmara Municipal de Loulé uma carta de agradecimento, à qual o PlanetAlgarve teve acesso e que transcrevemos:

Aleluia!

Esta é uma excelente notícia.

Trata-se de uma luz ao fundo do túnel para todos os familiares com crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Manifestamos a nossa gratidão pela vossa contribuição para a criação do novo Centro, que é, neste momento, a única salvação para estas famílias. O autismo severo é uma luta travada todos os dias por estas famílias que são as mãos e os pais dos filhos. Ter filhos diferentes pode ser muito desesperante.

Este novo Centro é uma resposta digna, para que estas famílias possam descansar um pouco deste desgaste diário, que às vezes é uma missão impossível.

Por isso, agradecemos ao Executivo da Câmara de Loulé, como também aos seus colaboradores.

Estamos todos eternamente gratos por saber que estas famílias vão ter acesso ao novo Centro.

Agradecemos profundamente ao Padre Joaquim Campôa, que cordialmente nos concedeu as duas salas.

Dar luz aos sonhos é propósito da Associação que agora abre portas.

Acredito que viver com os outros e para os outros é um desígnio superior do ser humano e uma vocação ligada à felicidade.

Dora Faria

Categories: Quarteira, Saúde