AGENDA

ALGARVE | “Dê Troco a Quem Precisa” para a Emergência abem: COVID-19 nas farmácias aderentes

Recolha de donativos nas farmácias para apoiar portugueses mais vulneráveis devido à pandemia

Pelo quinto ano consecutivo, a Associação Dignitude vai dinamizar a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que irá decorrer nas farmácias aderentes do Distrito de Faro entre 21 e 29 de junho.

A iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa.

A Emergência abem: COVID-19 foi lançada em março de 2020 e já presta apoio a mais de 1.400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, de que fazem parte Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

Ana Pífaro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refere: «O Programa abem: foi, e é, um recurso fundamental para a garantia de acesso à saúde dos munícipes que, de forma permanente ou temporária, passam por dificuldades financeiras. O Município de Albufeira tem, até ao momento, 368 beneficiários ativos. Embora o Município de Albufeira já disponibilizasse este apoio à aquisição de medicação, o Cartão abem: facilitou o processo de aquisição de medicação e devolveu dignidade àqueles que já beneficiavam deste apoio. A especificidade do mercado de trabalho no Algarve e, mais recentemente, o impacto da pandemia na economia da região,  fazem do Programa abem: a garantia da dignidade do acesso à medicação e portanto à saúde dos residentes.»

«A Campanha Dê Troco a Quem Precisa representa uma esperança para quem mais precisa, pois garante o acesso à saúde aos mais frágeis. As farmácias aderentes do distrito de Faro apelam à generosidade de todos os seus utentes», apela Isabel Rosa, farmacêutica.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 21 e 29 de junho, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa – Distrito de Faro

FarmáciaConcelho
Farmácia AlbufeiraAlbufeira
Farmácia AlgarveQuarteira
Farmácia AlmeidaFaro
Farmácia Alves de SousaAlbufeira
Farmácia AmparoPortimão
Farmácia AradePortimão
Farmácia AssunçãoFaro
Farmácia AvenidaLoulé
Farmácia BensafrimLagos
Farmácia CaninéFaro
Farmácia CarvalhoPortimão
Farmácia CentralTavira
Farmácia CentralPortimão
Farmácia Central de Armação de PêraSilves
Farmácia ChagasLoulé
Farmácia Crespo SantosFaro
Farmácia Cruz de PortugalSilves
Farmácia da BaixaFaro
Farmácia da PenhaFaro
Farmácia Dias NevesSão Brás de Alportel
Farmácia do MontepioFaro
Farmácia Felix FrancoTavira
Farmácia Godinho BeloAlbufeira
Farmácia Huguette RibeiroFaro
Farmácia IldaPortimão
Farmácia InternacionalVila Real de Santo António
Farmácia Maria PaulaQuarteira
Farmácia Neves SilvaAlbufeira
Farmácia Nobre PassosLoulé
Farmácia Nobre SousaOlhão
Farmácia OssonobaFaro
Farmácia Palma BatistaFaro
Farmácia Palma SantosPortimão
Farmácia Pedra MourinhaPortimão
Farmácia PicoitoTavira
Farmácia Porches VillaLagoa
Farmácia Portimão VillaPortimão
Farmácia ProgressoOlhão
Farmácia RochaOlhão
Farmácia Rosa NunesPortimão
Farmácia SilvaLagos
Farmácia SousaTavira
Farmácia TeloLagos
Farmácia TunesSilves

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

A nível nacional, o Programa já apoiou 22.146 beneficiários de 12.495 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 1.060.500 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016*.

A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Retorno Social do investimento – revela que o Programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.

* Dados referentes ao mês de maio de 2021

Sobre o Emergência abem: COVID-19

A Emergência abem: COVID-19 é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Dignitude desde março de 2020 para apoiar as famílias que ficaram mais vulneráveis em consequência da pandemia COVID-19. Com o apoio de 47 entidades parceiras locais já ajudámos 1.472 portugueses no acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde*. Apoiámos ainda 14.804 entregas de medicação hospitalar em casa ou numa farmácia próxima do domicílio dos beneficiários, através da articulação com 33 hospitais e 2.906 farmácias*.

No final do ano passo, a Emergência abem: COVID-19 garantiu também a vacinação contra gripe a um dos principais grupos de risco para a COVID-19. Deste modo, os cidadãos com 65 ou mais anos puderam vacinar-se gratuitamente numa Farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde, tendo sido garantidas cerca de 200.000 administrações de vacinas contra a gripe sazonal*.

* Dados referentes ao mês de maio de 2021

Categories: AGENDA, Algarve, Saúde