Andaluzia

Empresa portuguesa restaura “Cruz de la Inquisición”, em Sevilha

Foi recentemente adjudicada à empresa Atelier SAMTHIAGO®, de Viana do Castelo, a intervenção para “Restauración de la Cruz de la Inquisición, ubicada en la Plaza San Francisco, en el ángulo formado entre el arquillo y la Sala Capitular Baja del Ayuntamiento de Sevilla”.

A chamada “Cruz da Inquisição” ou “Cruz das Sete Cabeças”, fica situada na entrada da Sala do Capítulo do Ayuntamiento de Sevilla e foi alvo de um ato de vandalismo ocorrido em finais de 2019. Ficou complemente destruída e procurar-se-á agora, com a intervenção, reparar os danos causados pelo ato de vandalismo e o tratamento de patologias anteriores tendo em vista a estabilização material da obra. O conjunto é composto por quatro elementos bem diferenciados (base, pedestal, coluna e cruz), construídos em arenito e pedra artificial. A cruz original, hoje desaparecida, remonta a 1703. A intervenção prevê também um estudo histórico aprofundado, que permita o fornecimento de dados sobre a relação entre a atual Cruz e a original.

Sevilha está classificada desde 1987 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Catedral, Alcazar e Arquivo das Índias). A “Casa Consistorial del Ayuntamiento de Sevilla” foi declarada Monumento Histórico em 1931 e está classificada como “Bien de Interés Cultural”.

A intervenção foi adjudicada por contrato público com o Ayuntamiento de Sevilla e deverá ficar concluída num prazo de 60 dias.

Categories: Andaluzia, Empresas