Quarteira

33.º aniversário do Lions Clube de Vilamoura com distinções e homenagens

O Lions Clube de Vilamoura comemorou este sábado, 26 de junho, o seu 33.º aniversário com um jantar festivo no Clubhouse de Vila Sol, em Quarteira.

Marcaram presença os clubes Lions de Lisboa Norte, Setúbal Sado, Vila de Rei, Loulé, Tavira Romana e Vilamoura.

O presidente do clube, Jorge Madeira, abriu a sessão com a saudação às bandeiras, começando por agradecer “a todos os membros da direção, João Lopes, Aléxys, Fátima Madeira, Paulo Madeira, Cristina Rosa, Teresa Rosa que fez o vídeo, João Cruz e Tony Alexandre, o nosso grupo que colabora para que tudo isto seja possível”, agradecendo a presença do Governador do Distrito Lions, João Campino; presidente da ACCAPO, Ricardo Martins; presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; e presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

O programa começou com a tomada de posse dos novos sócios Teresa Rosa e Manuel Palma (Manu), ficando por tomar posse os ausentes Amélia Craveiro e Valter Mendes.

O serão prosseguiu com a homenagem aos fundadores do Lions Clube de Vilamoura, Sousa Otto e Calçada Correia, brindados com o Leão de Prata do Lions Clube de Vilamoura.

O Governador do Distrito Lions, João Campino, considerou a presidência de Jorge Madeira “uma presidência de facto maravilhosa que enche o coração de qualquer governador. Depois, numa assembleia, num jantar, num aniversário, estão o presidente da câmara e o presidente da junta, isso quer dizer que há um reconhecimento para com o clube dessa localidade e acaba por ser recíproco. A autarquia sabe que pode contar com o clube e o clube sabe que, a partir desse momento, pode contar com a autarquia. Por isso, obrigado pela presença dos dois. A seguir, os 33 anos do clube. Quem chega a esta idade tem um percurso muito acentuado que o Lions Internacional reconhece e o Lions em Portugal logicamente também reconhece. Por outro lado, a entrada de novos sócios é sempre uma lufada de ar fresco e nós sabemos que a partir desse momento há mais mãos para ajudar os que já estão a continuar a obra social, feita para a comunidade, porque é para isso que nós existimos. Também uma palavra aos fundadores porque sem eles nada disto era possível. Tudo isto somado, dá um ótimo aniversário que ficará na memória. Como sabem, o Lions tem 5 áreas que nos são muito queridas, o Alívio à Fome, a Diabetes, a Visão, o Cancro Pediátrico e o Meio Ambiente e o Lions Clube de Vilamoura faz com muita dedicação este trabalho já de há longo tempo. Também quero reconhecer esse vosso trabalho que tem sido muito reconhecido, não só a nível nacional como internacional”.

O Governador entregou então os chevrons que chegaram do Lions Internacional: Leão de 30 anos de sócia a Leonilde Pinto; Leão de 35 anos de sócio a António Sousa Otto e João Calçada Correia; Clube de Excelência 2019/2020 ao Lions Clube de Vilamoura; Soledade Madeira, vice-presidente do Lions Clube de Vilamoura, recebeu uma medalha especial pela angariação de 25 sócios.

Usaram então da palavra os homenageados, bem como João Lopes, cuja tónica dominante foram os rasgados elogios ao presidente Jorge Madeira, pela forma abnegada, empenhada e incansável como tem vindo a presidir o clube sempre em prol dos mais necessitados.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, começou por dizer que “mais uma vez aqui estou a juntar-me a este vosso convívio, representando o Município de Loulé e julgo também poder falar em nome do meu colega autarca presidente da Junta de Freguesia de Quarteira aqui presente, Eng. Telmo Pinto. Eu já quase me sinto da família, tantos têm sido os momentos em que me tenho juntado a vós e já percebo bem a vossa dinâmica. Ainda há pouco o Eng. Sousa Otto sublinhou que este clube tem objetivos de solidariedade e, portanto, mais uma vez, é com enorme satisfação eu estar aqui convosco e partilhar este momento de convívio onde se celebra o vosso desempenho, onde lembram os vossos fundadores e os homenageiam, onde lembram toda uma trajetória de um clube, que foi aqui repetida nas várias intervenções. É louvável a ação do Lions Clube de Vilamoura porque pudemos ver no vídeo várias iniciativas de solidariedade social numa altura em que este conceito de ser solidário, estender a mão a quem precisa, talvez em pucos momentos da nossa história fizesse tanto sentido como neste contexto de pandemia. Todos passamos por ela mas alguns com muito sofrimento, muita preocupação e ansiedade. Haver pessoas com esta nobreza de caráter, organizações como o Lions que, nestas alturas, estão lá, junto das situações onde é necessário acorrer, é muito bonito e é isso que nos torna, a todos nós, mais humanos”.

O autarca louletano realçou ainda que “este senhor que está aqui ao meu lado, e que eu conheço há muitos anos, reformou-se e a sua disponibilidade aumentou muito e eu sinto bem isso na câmara porque, volta e meia, tenho lá o Jorge a bater-me à porta a dizer que temos de fazer isto, temos de fazer aquilo e, a última iniciativa que tomou e que mais uma vez me convenceu, e que é a segunda, é apresentar a candidatura para organizar a vossa Convenção Encontro Nacional (DN 115) aqui no Concelho de Loulé. Se a candidatura for vencedora, e pela minha parte, se eu continuar como autarca, como espero, cá estaremos para apoiar. É importante, para a autarquia, ajudar uma organização que faz da solidariedade a sua bandeira e a sua prática diária mas é também bom para o município porque o vosso Governador ainda agora me disse que há toda uma movimentação dos membros dos diferentes clubes pelo país fora se deslocam e estão aqui, são perto de 3 mil pessoas durante 3 dias e isso também são acontecimentos que têm um forte impacto na nossa economia e, desse ponto de vista, para a autarquia, quanto mais não fosse, é motivo bastante para poder e se sentir à vontade em apoiar”.

Vítor Aleixo deixou “uma última palavra para o Jorge, em quem eu reconheço uma grande disponibilidade, bem como a D. Soledade, e isso foi aqui bem sublinhado pelas várias, pessoas, recebeu várias distinções, todas elas muito justas porque eu posso testemunhar a dedicação deste senhor e da sua esposa. Obrigado pela vossa ação, continuem e podem também continuar a contar com o apoio da Câmara Municipal de Loulé que, em projetos solidários, está sempre, mas sempre, na linha da frente”.

Foi ainda apresentado Hélder Cavaco, o qual, com a intervenção do Lions Clube de Vilamoura, fez uma operação às duas córneas em Coimbra, no valor de 16 mil euros, através de um benfeitor de Montenegro, o que lhe permitiu passar de 2% da visão para 60%.

O jantar foi animado pelo grupo de fados de Coimbra, InVersus, sempre disponíveis gratuitamente para o Lions Clube de Vilamoura e pelo artista Aléxyis.

O jantar respeitou todas as normas de segurança da DGS, com desinfectante, medidor de temperatura e mesas de 6 pessoas espaçadas de acordo com as normas.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira