Algarve

Bloco: «Há falta de carreiras fluviais e outros serviços no núcleo dos Hangares, ilha da Culatra»

Os deputados do BE na Assembleia da República, João Vasconcelos, Joana Mortágua e Nelson Peralta questionaram o ministro do ambiente e da ação climática sobre a escassez de carreiras fluviais na ilha da Culatra.

A ilha da Culatra, no Algarve, encontra-se dividida nos núcleos populacionais da Culatra, Hangares e Farol, pertencendo à Câmara Municipal de Faro. Ao longo dos tempos os habitantes destes núcleos têm sido alvo de muitas adversidades e dificuldades e, até, de muita discriminação, comparativamente a outros cidadãos. É o que aconteceu, por exemplo, com as demolições de habitações, num passado recente, nos núcleos dos Hangares e do Farol.

Foram os ilhéus os seus ascendentes que construíram e contribuíram para as boas condições de acesso, serviços e segurança que atualmente existem e constituem infraestruturas de apoio a quem lá vive, ou que visita as praias – passadiços, serviços de restauração, apoio de saúde, atividades de lazer -, bem como a própria existência de carreiras regulares que ligam as ilhas a Faro e Olhão, carreiras que, lamentavelmente, continuam a excluir o núcleo dos Hangares. É um facto que a proteção, conservação e valorização da Ria Formosa não é incompatível com uma ocupação humana responsável, pois complementam-se num equilíbrio necessário e sustentável. Mas as dificuldades continuam a persistir.

A necessidade de carreiras nos Hangares (tal como no Farol), faz-se sentir durante todo o ano, mas com maior acuidade no período do verão. 

Recentemente, o atual executivo da Câmara Municipal de Faro procedeu à reposição das carreiras fluviais de verão nos núcleos da Culatra e no Farol, não o fazendo no núcleo dos Hangares, o que é inaceitável e ainda mais revolta os seus habitantes, que continuam a sentir-se excluídos e abandonados. Ainda mais se torna incompreensível que as embarcações da carreira passem pelos Hangares e não parem nesta localidade, que fica no meio, entre os outros dois núcleos da ilha.

Neste sentido, os deputados acima mencionados endereçaram as seguintes

questões:

1.    Tem o Governo conhecimento da situação acima descrita?

2.    Considera o Governo que o núcleo populacional dos Hangares tem 

direito às carreiras fluviais de verão, tal como acontece nos núcleos habitacionais da Culatra e do Farol?

3.    Vai o Governo interceder junto da Câmara Municipal de Faro para que 

esta entidade coloque carreiras fluviais de verão no núcleo dos Hangares?

4.    Vai o governo igualmente interceder junto da Câmara Municipal de 

Faro para que todos os núcleos populacionais da ilha da Culatra disponham de carreiras fluviais durante todo o ano, incluindo no período de inverno?

O Bloco de Esquerda Algarve

Categorias:Algarve