Portimão

PORTIMÃO | Aprovado no Parlamento Projeto de Resolução do Bloco para requalificação da Escola Manuel Teixeira Gomes

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou e viu aprovado na Assembleia da República o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 574/XIV/1.ª que visa a requalificação da Escola Manuel Teixeira Gomes em Portimão.

A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, localizada em Portimão e sede do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes comporta atualmente cerca de 1 200 alunos/as, mais de 200 professoras e professores e algumas dezenas de funcionários/as administrativos/as e assistentes operacionais.

A Escola, com as atuais instalações, data de 1983 e ainda não foi objeto de qualquer requalificação de fundo. Ainda existem coberturas de amianto, o que representa um perigo para a saúde pública de alunos, professores e restante comunidade escolar.

Em novembro de 2019 o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, depois de visitar a referida Escola Secundária e constatar a existência de coberturas de amianto e as fissuras no Bloco B, questionou o Governo sobre esta situação e solicitou uma intervenção urgente na Escola.

Desta forma, a contratualização do investimento necessário para a requalificação da Escola dependerá do seu mapeamento nos termos acima referidos, o que poderá levar demasiado tempo, aumentando a insegurança e os riscos para toda a comunidade escolar da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Sucede que, desde final do ano passado, nunca mais avançou nada. Importa que o Governo, com urgência, proceda à requalificação deste estabelecimento de ensino.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que proceda, com urgência, à requalificação e modernização da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

O Secretariado do Bloco de Esquerda Algarve

Consulte em anexo o Projeto de Resolução:

Categorias:Portimão