Desporto

QUARTEIRA | Inauguração da nova Pista de BMX que integrará Circuito Nacional e Internacional de provas

Foi inaugurada ao fim da tarde de ontem, 7 de julho, a nova Pista de BMX em Quarteira, um equipamento há muito aguardado nesta freguesia, concebido não só para a prática por parte da população local, sobretudo os jovens, mas também tendo em vista a sua integração no circuito de provas do Campeonato Nacional e mesmo Internacional da modalidade.

Uma inauguração em clima de festa que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; do presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Hugo Nunes; do restante executivo municipal e membros do executivo da junta de freguesia; do presidente do Asas da Cidade – BMX Team, Dário Piedade, entre muitos outros.

Em conjunto com Portimão, que viu recentemente remodelada a sua Pista de BMX, Quarteira poderá passar a ser o destino para muitos atletas do centro da Europa. “O Algarve tem duas pistas de topo, o que é importante para trazer atletas internacionais para treinar e estagiar. Os franceses, holandeses e alemães estão todos a ir para o sul de Espanha (Alicante) e nós estamos a tentar criar aqui um núcleo para trazer esses atletas para cá”, explicou Dário Piedade, presidente do Clube “Asas da Cidade” – BMX Team” que marcou presença na inauguração do equipamento.

Para já, está prevista a realização em Quarteira do campeonato regional, taças regionais e a possibilidade da pista receber a final da Taça de Portugal, nos dias 3 e 4 de outubro. Caso a situação pandémica o permita, até ao final do ano, no inverno, o clube de Quarteira pretende realizar uma prova internacional e convidar atletas estrangeiros para conhecerem esta infraestrutura.

Este projeto elaborado pela Câmara Municipal de Loulé, em estreita colaboração com os praticantes da modalidade, pretende marcar pela inovação, na área dos equipamentos para a prática de BMX de competição, e tem em conta não só os atletas e equipas mas também o público que irá frequentar este espaço desportivo.

Localizada num terreno urbano junto ao Centro Comunitário António Aleixo, esta Pista pretende dar resposta a uma modalidade que tem registado um forte desenvolvimento na freguesia ao longo dos últimos 20 anos, contando com um número crescente de praticantes.

Esta Pista de BMX tem uma área de construção de 600 metros quadrados, contempla um volume de dois pisos. No topo foi instalado o Start de última geração, com oito posições de partida a uma altura de 12 metros, com o acesso vertical para júri, atletas e bicicletas.

No segundo piso, projetou-se um amplo espaço com multifunções. Ao nível de rés-do-chão, outro espaço de apoio e instalações sanitárias com balneários para ambos os sexos e arrumos, e uma bancada para o público com capacidade para 800 pessoas.  Estão igualmente previstos vários espaços destinados a oficinas mecânicas para apoio às bicicletas.

Num clara aposta na sustentabilidade, o equipamento está dotado de um sistema de iluminação eficiente (LED), permitindo também a realização de treinos e provas noturnas.

O traçado radical e competitivo que se prolonga por 420 metros, pretende ser uma referência a nível nacional e mesmo internacional, com certificação pela Federação Portuguesa de Ciclismo, integrará o circuito de provas do Campeonato Nacional e, talvez mesmo, internacional dos campeonatos de BMX nas diversas categorias.

O investimento rondou os 600 mil euros.

Recorde-se que a tradição do BMX em Quarteira remonta ao início dos anos 90, sendo que a pista atualmente existente data de 1998. Durante cerca de dez anos, o BMX de Quarteira foi representado pelo clube Radical Juventude de Quarteira e, após a sua extinção, a infraestrutura ficou sob a égide do Asas da Cidade – BMX Team.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, visivelmente emocionado, não conseguiu fazer a sua intervenção, recordando-se do seu filho falecido, que tinha estado ligado à modalidade.

Assim, recuperamos aqui as suas declarações no lançamento da obra, onde realçou a importância “deste investimento público municipal nesta freguesia, direcionado para a juventude, desejado há muitos anos”.

O autarca lembrou, na altura, os praticantes que há mais de duas décadas vivem o BMX de forma especial, que a partir de agora terão um novo equipamento ao seu dispor. “Existe na freguesia uma equipa com vários galardões nacionais, atletas em número muito significativo e campeões (Asas da Cidade – BMX Team). Mas mais importante do que isso, é o facto de passar a haver aqui um novo equipamento para esta modalidade, para que as crianças que gostam de pedalar nesta vertente do ciclismo que é o BMX possam ter aqui o equipamento condigno e com todas as condições”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Desporto, Quarteira