Albufeira

ALBUFEIRA | Papeleiras e compactadores de resíduos a energia solar já funcionam na cidade

Como noticiado anteriormente, o Município de Albufeira adquiriu compactadores de resíduos e papeleiras a energia solar. Estes equipamentos já foram colocados no espaço público, nomeadamente na Praça dos Pescadores (dois compactadores, designados “EcoMóvel”) e na chamada “baixa” de albufeira, Av.ª Sá Carneiro e na área envolvente do edifício Paços do Concelho (oito papeleiras). “São soluções por enquanto dispendiosas, mas o futuro passa por aqui”, assinala José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal.

Foram instalados na Praça dos Pescadores, na passada sexta-feira, dia 16, dois compactadores designados “EcoMóvel” que funcionam a energia solar. Estes compactadores, adquiridos pelo Município, permitem a deposição de uma grande capacidade de resíduos (14 m3) e são dotados de um sistema de automação de última geração. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, não deixou de presenciar a instalação destes equipamentos e mostrou a sua satisfação: “estes compactadores são de grande versatilidade, uma vez que pode ser colocado facilmente em qualquer local, funcionando autonomamente. A outra grande vantagem é a de não consumir energia fóssil, ou seja, não contribui paras emissões de CO2”.

Quanto às papeleiras a energia solar, foram colocadas no mesmo dia, na chamada “baixa” de Albufeira, Av.ª Sá Carneiro e na área envolvente dos Paços do Concelho. Estas papeleiras têm um sistema de compactação, aumentando desta forma a sua capacidade e otimização dos circuitos de recolha. “Podemos dizer que é um equipamento interativo, na medida que nos permite saber do estado em que se encontram, evitando o que ninguém gosta de ver, que são as papeleiras no espaço público a transbordar de embalagens e demais resíduos”, refere o autarca.

Refira-se que a aquisição destes equipamentos, cuja operacionalidade apresenta elevada sustentabilidade ambiental, insere-se na estratégia de descarbonização do Município de Albufeira. Trata-se de uma solução inovadora e pioneira, na medida em que estes equipamentos são dotados de um módulo de inteligência artificial que informa os Serviços Municipais, por internet e mensagem SMS, sobre a taxa de acumulação de resíduos, mobilidade e estado de funcionamento, entre outros dados.

Segundo José Carlos Rolo, o futuro passa pela colocação destes equipamentos em toda a cidade e freguesias do Concelho. “Neste momento, é uma solução dispendiosa e os tempos não estão fáceis, mas o futuro passa por aqui. Contas feitas, usando a excelente energia que temos do sol, esta solução irá traduzir-se em vantagens não só ambientais, como económicas a breve prazo. Estamos verdadeiramente empenhados em diminuir a chamada pegada ecológica e queremos ter a certeza que estamos a fazer tudo o que podemos para garantir um Ambiente são em Albufeira”.

Categories: Albufeira