Alcoutim

ALCOUTIM | Transmissão de Saberes Mestre-aprendiz: Arquitectura Sustentável de Cana e Revestimentos

Valorizar a Cana em Alcoutim

Inicia-se hoje, dia 23 Julho, o segundo curso de “Transmissão de Saberes Mestre-aprendiz: Arquitectura Sustentável de Cana e Revestimentos”, organizado pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, no âmbito da programação da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve (www.qriar.pt), inserida no projecto Magallanes_ICC, que pretende valorizar a Cana (Arundo donax), enquanto recurso local de interesse económico.

Tal como na edição anterior, realizada em Novembro de 2020, pretende-se transmitir conhecimentos práticos das várias técnicas de trabalhar a cana, desta feita ao nível de construção de tectos falsos, estores ou coberturas, bem como na construção de tabiques e paredes interiores, unindo à cana as técnicas de revestimentos e rebocos com argilas e argamassas finas. Esta acção dirige-se a um grupo de 10 jovens empreendedores que procuram neste curso aprender as várias técnicas para aplicar em seus futuros projectos, alguns dos quais inseridos na dinâmica da Oficina da Cana, espaço de incubação da QRIAR em Alcoutim, desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.

Assim, durante 10 dias o grupo de participantes, orientados e guiados pelos arquitectos da Cooperativa Voltes, de Barcelona, vão realizar todo o processo de colheita, limpeza e preparação de cana, que posteriormente irão usar nas várias técnicas de construção. A formação irá decorrer em contexto real de trabalho, uma vez que todas as técnicas irão ser aplicadas na recuperação de um edifício público na aldeia de Balurcos – um antigo lavadouro – que virá a funcionar como um espaço de convívio, descanso e usufruto da comunidade local. 

A aposta na valorização da cana tem por objectivo impulsionar projectos locais na área da construção tradicional, arquitectura e artesanato, que possam gerar oportunidades de negócio, dinamizar o território e fixar novos agentes no mesmo. Sempre numa lógica de desenvolvimento sustentável, com enfoque nos recursos endógenos e numa abordagem criativa e inovadora.

Este é um projeto gerido pela Cooperativa QRER (www.qrer.pt) e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg V A España–Portugal (POCTEP) 2014-2020, contando igualmente com o cofinanciamento da Câmara Municipal de Loulé e da Câmara Municipal de Alcoutim e com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Junta de Freguesia de Alte e da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.

Categories: Alcoutim