Loulé

Otelo Saraiva de Carvalho | Voto de pesar da Câmara Municipal de Loulé

Todos os homens são simplesmente homens, isto é, seres que mesmo quando desejam a perfeição, e o demonstram por atos relevantes, oscilam nos seus percursos.

Otelo Saraiva de Carvalho foi o militar que concebeu a estratégia de uma Revolução sem Sangue, que, passados todos estes anos continua a ser um marco nos derrubes de regimes autoritários que ocorreram no último quartel do século XX, a nível global.

Entre nós, é impossível dissociar o regime democrático em que vivemos, e em que todos nos podemos expressar pelo voto e pela palavra, sem invocar o nome de Otelo, militar de Abril falecido na madrugada de 25 de julho de 2021, no hospital militar de Lisboa aos 84 anos.

Loulé pode evocá-lo gratamente, aquando da sua participação nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, em memorável sessão com Otelo ao lado de Vasco Lourenço e Martins Guerreiro, no Cineteatro Louletano.

Desapareceu o homem, não desapareceu o símbolo que fica na História. A ele a pátria deve a liberdade e a democracia.

Por isso devemos formular um voto de pesar e, em nome da nossa humanidade, com ele manifestarmos também a nossa generosidade diante dos caminhos que a certa altura da sua vida trilhou. Em Loulé, ouvimo-lo na sua última fase, aquela em que se dirigiu sobretudo aos jovens para falar de coragem, determinação e voluntarismo, mas também do muito que ele próprio perdoou. Agora é a nossa vez de sermos generosos, e justos, sem mácula.

Categories: Loulé