Lagos

O Mar Começa Aqui trouxe prémios para Lagos

O município de Lagos foi um dos seis premiados na edição 2021 do projeto “O Mar Começa Aqui”. Especificamente distinguida pelo trabalho desenvolvido com os seus alunos foi a Escola EB1 + JI de Santa Maria, que recebeu o 3.º prémio regional, atribuído pela empresa Águas do Algarve às pinturas mais criativas e melhor executadas.

Na segunda edição desta iniciativa – coordenada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no âmbito dos projetos Eco-Escolas e ECO XXI, contando com o apoio de diversos parceiros, entre os quais as entidades gestoras de água e saneamento do grupo Águas de Portugal – participaram 124 municípios e 474 escolas, tendo sido apresentadas, para efeitos de concurso, 408 propostas de pintura de sargetas, das quais 316 foram concretizadas. No total, a nível nacional e regional, foram premiadas 19 escolas.

Desenhos e pinturas feitos pelos alunos da Escola Secundaria Julio Dantas e da Escola Primaria de S. Maria

Lagos teve três eco-escolas a participar no projeto (a Escola Secundária Júlio Dantas, a EB1+JI de Santa Maria e a EB 2,3 Tecnopolis), as quais executaram 17 pinturas de sargetas situadas na envolvente dos respetivos estabelecimentos escolares. A ação aconteceu na semana comemorativa do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e do Dia Mundial dos Oceanos (assinalado a 8 de junho), contando com o apoio e orientação do LAC- Laboratório Atividades Criativas.

A iniciativa previa a atribuição de prémios para as escolas em função do desempenho no projeto, mas também para os municípios. A ABAE e seus parceiros premiaram seis municípios (sendo o município de Lagos um deles) e atribuíram sete menções honrosas, com base na participação, envolvimento e empenho do município na comunicação e disseminação do projeto. Neste âmbito, foi ainda realizado um Concurso a nível Nacional e quatro a nível regional para as escolas participantes, de acordo com a área geográfica de intervenção de cada um dos parceiros envolvidos neste projeto. Na região do Algarve, o 3º prémio foi atribuído pela Águas do Algarve à Escola EB1/JI de Santa Maria.

O projeto “O Mar Começa Aqui” tem como objetivos: compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Os prémios serão entregues no dia do Galardão Eco-Escolas 2021, que está agendado para o mês de outubro em Sintra, sendo que um dos prémios consiste na presença num calendário de 2022, através da imagem de uma sargeta pintada no município.

Categories: Lagos