Quarteira

QUARTEIRA | Inscrições para a Academia do Saber iniciaram com boa afluência

As inscrições para o ano letivo 2020/2021 da Academia do Saber (AS) de Quarteira iniciaram esta semana e, como era de prever, a afluência foi grande.

As inscrições decorrem no Centro Autárquico de Quarteira até ao próximo dia 17 de setembro.

O início das aulas do novo ano letivo está marcado para o dia 11 de outubro. As matrículas podem ser feitas na Junta de Freguesia de Quarteira, por telefone – 919 993 104 – para alunos que frequentaram o ano letivo anterior ou online através da página da autarquia.

A AdS é um projeto de intervenção comunitária da Junta de Freguesia de Quarteira (JFQ), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé (CML), que visa proporcionar aos cidadãos da freguesia de Quarteira, com idade igual ou superior a 50 anos, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos.

Sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica atual exige, a JFQ abriu assim as inscrições para o presente ano letivo, implementando as medidas de redução de eventual risco de transmissão por covid-19. “Decidimos este ano continuar com a Academia do Saber porque temos consciência da importância que este projeto social tem na qualidade de vida da população”, refere Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia, entidade promotora da iniciativa. “Para a maioria dos participantes, as aulas são o motivo para saírem de casa, partilharem conhecimentos, conviverem e, assim, manterem um estilo de vida ativo e saudável”, acrescenta o autarca.

A oferta formativa é constituída por um horário semanal com 28 aulas que decorrem de segunda a quinta-feira.

Embora dê prioridade a pessoas com idades a partir dos 50 anos, o espaço está aberto a todos os cidadãos. As inscrições são gratuitas e sujeitas às vagas existentes, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro de acidentes pessoais, no valor de dez euros.

Iniciativas como esta são contributos inestimáveis para um estilo de vida ativo e saudável da população. Por isso, a AdS assenta num principal objetivo de integração e combate ao sedentarismo. Esta é uma preocupação permanente do Executivo da JFQ, pois considera ser uma questão prioritária em todas as sociedades. 

As inscrições presenciais ou por telefone realizam-se nos dias úteis, das 9h00 às 16h30. Também é dada oportunidade aos interessados de submeterem a sua candidatura sem saírem de casa. Para isso, basta que submetam o formulário, disponível em www.jf-quarteira.pt/paginas/academia-do-saber, juntamente com todos os documentos obrigatórios solicitados.

Para mais informações deve contactar 289 315 235 / 919 993 104 ou academia@jf-quarteira.pt.

Categories: Quarteira