Desporto

QUARTEIRA | José Pedro Pinto vence na estreia a competir na categoria Cadete 4T do CPK

Na sua primeira prova no Campeonato de Portugal de Karting, o petiz de Quarteira, José Pedro Pinto, ganhou no sábado a categoria Cadete 4T na quarta jornada dupla da temporada, que está a decorrer no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, sob a organização da ACDME. Francisco Correia e Lourenço Rocha completaram o pódio no Bombarral, enquanto Leonor Rocha e Vasco Oliveira também terminaram no top 5.

José Pedro Pinto (Birel ART) dificilmente poderia ter imaginado melhor estreia no CPK, já que começou por ser o mais rápido logo na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 58,534s. Guilherme Morgado (Birel ART) também assegurou um lugar na primeira linha da grelha, com Leonor Rocha (Parolin) e Francisco Correia (Kosmic) logo atrás.

Na manga de qualificação, Guilherme Morgado arrancou melhor e manteve um duelo interessante com José Pedro Pinto até à sétima volta, altura em que o jovem estreante caiu para o 5.º lugar. O piloto de Loures, por sua vez, seria o primeiro a ver a bandeira de xadrez mas foi penalizado em 10 segundos por alegada falsa partida, terminando no 4.º posto. Assim, Lourenço Rocha (EKR) saiu vitorioso da primeira corrida do dia, com Francisco Correia logo atrás, a apenas 0,125s do piloto de Lousada, enquanto Leonor Rocha garantiu a 3.ª posição. Atrás de Guilherme Morgado (4.º) e José Pedro Pinto (5.º) terminaram Vasco Oliveira e outro estreante, Duarte Rodrigues (Energy), seguidos por João Francisco (DR) e Francisco Oliveira (Topkart). Mais azarado, Francisco Iglesias (Kart Republic) não pôde arrancar para a primeira corrida do dia.

Na Final, disputada em 11 voltas, Lourenço Rocha partiu da pole position, mas Francisco Correia assumiu o comando da corrida durante as primeiras cinco voltas. Lourenço Rocha ainda passou pela liderança, mas José Pedro Pinto conseguiu ultrapassar os seus adversários na fase final e, assim, garantiu a vitória logo na primeira Final da sua carreira.

Também muito aguerridos, Francisco Correia e Lourenço Rocha terminaram logo atrás, separados por apenas 0,2s entre si. Leonor Rocha também voltou a mostrar um bom andamento e ficou muito perto de um lugar no pódio, com Vasco Oliveira a completar o top 5 na corrida decisiva. Duarte Rodrigues (6.º) e Francisco Oliveira (7.º) cortaram a linha de meta praticamente colados, com Francisco Iglesias no 8.º posto, numa corrida onde Guilherme Morgado e João Francisco foram obrigados a abandonar.

Por: Ricardo S. Araújo / Voomkart Portugal

Categorias:Desporto, Quarteira