AGENDA

ALBUFEIRA | Gino expõe na Galeria Samora Barros “As provações por que passa uma chapa de alumínio”

“As Provações por que passa uma Chapa de Alumínio” foi o titulo escolhido por Gino (nome artístico de Higino Gonçalves) para a exposição a ter lugar na Galeria de Arte Samora Barros, de 1 a 26 de outubro. Neste trabalho, o autor “tenta a desconstrução” da tecnologia que o alumínio envolve e a intenção que sustenta o conjunto de peças desta exposição é a de “dar novas formas ao mundo de forma a não o deformar”. Gino é formado pelo IADE e ao longo de ano o seu objeto artístico passou por “gravar a ferro e fogo o seu efémero”.

De 1 a 26 de outubro, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros exibve a mostra intitulada “Provações por que passa uma Chapa de Alumínio”, do artístico plástico, Gino.

Do catálogo pode ler-se que o processo das obras expostas prendeu-se com o propósito de “dar novas formas ao mundo de forma a não o deformar”, tendo por matéria basilar o alumínio. Diz o autor: “Foram necessários milhares de anos para a humanidade conseguir produzir alumínio. A chapa de alumínio e o seu tratamento, é um produto que envolve muita tecnologia.” Gino diz por isso que tenta a sua “desconstrução” e explica:  “É quase como com o nosso melhor e fiel amigo, apesar de muitas vezes sermos injustos para com ele, não lhe darmos toda a atenção que merece, ou o pisamos sem querer; a resposta é invariavelmente uma lambidela. O objetivo destes trabalhos é provar que ‘a realidade supera a ficção’. Ou neste caso a previsão.”

Gino é nome artístico de Higino Gonçalves, formado pelo IADE –  Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia foi professor de artes visuais durante dez anos, tendo dedicado parte do seu trajeto ao projeto de “gravar a ferro e fogo o seu efémero”. Tendo deixado de trabalhar o ferro, centra a sua atividade artística sobre o alumínio, o aço inox e o fogo, com objetivos, diz, “mais consentâneos com alguém que já não acredita em revoluções”.

A não deixar de apreciar a arte de Gino de segunda a sexta-feira, no horário 09h30-12h30 e das 13h30- 17h30. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros encerra aos sábados, domingos e feriados.

Categorias:AGENDA, Albufeira