Quarteira

QUARTEIRA | Comemoração do 76.º Aniversário da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família

26 DE OUTUBRO DE 2021

«Sinto-me feliz, por de uma semente tão pequenina, ter nascido, mais uma Congregação, na Igreja» (Servo de Deus Padre Adão Salgado)

Na Diocese de Braga, em 26 de outubro de 1945, fundada pelo Servo de Deus Padre Adão Salgado, nasceu a Obra da Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família, com a finalidade tripla de:

  • “Acolher as jovens e senhoras que tiveram de deixar as Congregações a que pertenciam e as que desejavam ser religiosas e se viam impedidas de o ser nas congregações então existentes;
  • Resguardar adolescentes e jovens da exploração sexual e do materialismo então galopante;
  • Ser a 2ª família de todas, no sentido mais profundo do termo”.

Tem como missão o “zelo apostólico de cada irmã é a expressão do amor pela igreja e pelo amor pelo mundo, que reclama e espera de cada uma simplicidade de vida, espírito de oração, caridade para com todos, ter peculiar predileção pelos mais necessitados e marginalizados”.

As Irmãs membro da Congregação começaram a expandir-se por todo o país, prestando os seus serviços em diferentes e diversas Instituições, como hospitais, casas de acolhimento, casas episcopais, seminários, lares de idosos, entre outros.

No Lar da Sagrada Família do Centro Paroquial de Quarteira, presentemente ao serviço dos nossos idosos, contamos com a dedicação de três Irmãs, que prontamente se doam ao próximo, assente na sua identidade de “apoiar a vida de todo o ser humano em ambiente de família”.

No dia 26 de outubro, por ocasião do 76º aniversário da Congregação, foi celebrada uma missa de ação de graças, pelo Pároco José Campôa, acompanhado do Diácono Fábio Pedro. Na tarde, reuniram-se os utentes e funcionários do Lar para manifestar a sua homenagem e agradecimento às nossas Irmãs, pelos serviços e cuidados prestados ao longo de todos estes anos; as que estão e as que já estiveram, todas foram recordadas.

Acompanhado à voz e guitarra, entoou-se o cântico “Entrega por Amor”, uma letra e música original de Lígia Pereira, Diretora Técnica do Lar composta especialmente como forma de reconhecimento pela vocação desta Congregaçã ; após o que se procedeu à oferenda de um cartão e de uma flor às Irmãs, em sinal de recordação.

Um bem-haja às Irmãs da Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família pela Vossa dedicação e confiança proveniente do Amor do Pai.

Texto: Ana F. Pinheiro

Fotografia: Vanessa Graça e Lígia P. de Carvalho

Categories: Quarteira