AGENDA

LOULÉ | Violência Doméstica em debate

No próximo dia 18 de novembro, pelas 9h00, terá lugar no Auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé, uma conferência sobre violência doméstica, que pretende promover o debate e a reflexão sobre a temática, pela voz de dois oradores que têm tido um trabalho importante nesta área: António Castanho, psicólogo do Ministério da Administração Interna, e Júlia Maria Joaquim Cardoso, jurista da APAV Algarve.

A moderação da sessão estará a cargo de Alberto Guerreiro, chefe da Unidade Operacional de Promoção da Saúde, estando ainda previstas as intervenções do autarca Vítor Aleixo e da vereadora com o pelouro da Ação Social, Ana Machado. As consequências, a mitigação e a prevenção desta problemática que afeta a sociedade portuguesa serão alguns dos pontos abordados.

Membro permanente na Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica, António Castanho é formador de formadores nas forças de segurança em temáticas relacionadas com esta matéria. Conferencista convidado em diversos eventos nacionais e internacionais ligados à violência doméstica, avaliação e gestão de risco e homicídios, é também professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Jean Piaget em temas relacionados com violência interpessoal e tratamento do trauma. Coautor do “Manual do Policiamento da Violência Doméstica”, é autor e coautor de diversos estudos e artigos relacionados com estas questões.

A outra conferencista, Júlia Maria Joaquim Cardoso, iniciou a sua colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima em 2007, como técnica de apoio à vítima, no Gabinete de Apoio à Vítima de Loulé. Entre 2008 e 2013, participou no desenvolvimento de projetos cofinanciados na região do Algarve, na área do tráfico de seres humanos. Posteriormente colaborou como técnica de apoio à vítima no Centro de Acolhimento e Proteção CAP SUL, em 2015 assumiu funções como gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Loulé e em 2018 como diretora técnica do Centro de Acolhimento e Proteção CAP SUL. Atualmente exerce funções como gestora regional da APAV Algarve.

O programa da conferência poderá ser consultado aqui https://drive.google.com/…/1iMV…/view

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do seguinte link https://docs.google.com/…/1FAIpQLSd47w7cs…/viewform

Para mais informação os interessados poderão contactar o telefone 289 400 882.

Categories: AGENDA, Loulé