Tavira

TAVIRA | Balanço do Mês Sénior

O Município de Tavira comemorou o Mês Sénior com um programa de atividades socio-recreativas que visaram proporcionar momentos de convívio, valorização pessoal, sensibilização e informação de temáticas de interesse para a vivência e qualidade de vida dos idosos.

Este ano, o mês de outubro revestiu-se de um cenário diferente e animado, envolvendo mais de 300 idosos, os quais presenciaram momentos lúdico-culturais reajustados às condições atuais, na sequência da pandemia COVID-19, saindo do seu contexto institucional, pela primeira vez, desde as contenções impostas, garantindo a promoção do seu bem-estar e participação ativa na comunidade.

As políticas sociais e a qualidade de vida da população sénior é uma das temáticas centrais na Rede Social concelhia. Neste sentido, o leque de atividades implementadas foram planeadas pelo Grupo de Idade Sénior, de forma concertada e articulada, valorizando as necessidades da população sénior e pugnado pela sua integração social.

A comemoração do Mês Sénior, além de ter promovido a participação da população idosa, visou ainda o reconhecimento e agradecimento a todas as entidades que atuam, diariamente, nesta área.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde de Tavira, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Social Nossa Senhora das Dores, Centro Paroquial de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Centro Social e Paroquial de Santa Maria, Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia e “O Pontão” Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira.

No corrente ano foram convidadas, igualmente, a integrar o planeamento do Mês Sénior a Associação Em Contacto e a Associação Cultural e Artística de Tavira, sendo um dos parceiros a Associação In Loco de Intervenção, Formação e Estudos para Desenvolvimento Local.

Categories: Tavira