AGENDA

FARO | Ciclo de Conferências Investigar, Conhecer e Valorizar

O Arquivo Municipal de Faro iniciou, no ano 2020, o Ciclo de Conferências “Investigar, Conhecer e Valorizar”, com o objetivo de valorizar a História Local, dando a conhecer o trabalho de vários investigadores sobre o nosso concelho, e que tiveram como uma das suas principais fontes de informação os Fundos Documentais do Arquivo Municipal de Faro.

No próximo dia 19 de novembro, pelas 18h00 acontece mais uma Palestra:PEDREIROS, CANTEIROS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS NA FARO DO SÉCULO XVIII

RESUMO DA COMUNICAÇÃO: O estudo que nos propomos apresentar centra-se naquilo que foi a atividade dos pedreiros e canteiros que viveram e laboraram no termo de Faro durante o século XVIII, o que implica procurar dar resposta a questões tão fundamentais como: quem eram estes indivíduos, quantos eram, de onde vinham, que obras assumiram, em que termos e de que modo as executaram e que ligações terão estabelecido entre si e com a comunidade em geral? Este trabalho, que surge no seguimento da publicação de um Dicionário dedicado aos profissionais da construção ativos em Faro em cronologia setecentista, insere-se num projeto mais abrangente e que, a médio e longo prazo, visa a inventariação e estudo da atividade construtiva e dos seus principais protagonistas no Algarve da Época Moderna (séculos XVI, XVII e XVIII).

NOTA BIOGRÁFICA DO AUTOR: Licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve (UAlg). Frequenta atualmente o curso de doutoramento em História da Arte na Universidade de Coimbra, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É membro do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra (CEAACP-UC) e do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção da Universidade do Algarve (CEPAC/UAlg). Foi um dos vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes (2015), em 2017 venceu a 2ª edição do mesmo Prémio e, mais recentemente, venceu a 1ª edição (2019) do Prémio Ensaio Histórico da União de Freguesias de Faro. É autor de livros e artigos (publicados em revistas nacionais e internacionais) que versam sobretudo temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia. 

Conheça melhor os nossos serviços em http://arquivomunicipal.cm-faro.pt/

ESPERAMOS POR SI!

Categories: AGENDA, Faro