Saúde

Diabetes: Como diminuir o risco de desenvolver a doença?

Sensação de sede excessiva, vontade frequente de urinar, fadiga, visão embaçada, fome e perda de peso são os sintomas mais comuns da Diabetes, que muitas vezes passam despercebidos aos doentes. Isto significa que uma pessoa diabética pode viver durante vários meses – ou mesmo anos – com sintomas moderados sem ter noção da doença.

Para prevenir e controlar a Diabetes é fundamental reconhecer estes sintomas, realizar rastreios regulares e adotar hábitos de vida saudável como, por exemplo, uma alimentação cuidada, o controlo do peso e a prática de exercício físico.

Com a quadra natalícia mesmo à porta – tão propícia, muitas vezes, a alguns excessos –, conheça quatro recomendações do Mundo Z da Zurich para diminuir o risco de desenvolver a doença e ter um estilo de vida mais saudável.

1. Adote uma alimentação saudável e variada. Uma alimentação saudável, variada e rica em fibras é um dos pilares da prevenção da Diabetes – e é o melhor instrumento para controlar o peso e evitar problemas de obesidade. Procure consumir diariamente frutas e legumes e evite os alimentos processados ou ricos em gordura.

2. Diga não ao sedentarismo. A prática de exercício regular é também um fator determinante para a prevenção da Diabetes, uma vez que o exercício físico contribui para o bom funcionamento do pâncreas e para controlar os níveis de glicose. Procure, por exemplo, realizar caminhadas rápidas de 150 minutos por semana (50 minutos em três dias alternados). Contudo, antes de começar a fazer exercício físico deverá aconselhar-se com o seu médico para saber qual é a atividade mais aconselhável à sua condição física.

3. Elimine o tabaco. As pessoas fumadoras apresentam um risco de 30% a 40% maior de desenvolver a Diabetes do Tipo 2, a forma mais comum e frequente da doença. Por essa razão, o tabaco deverá ser eliminado.

4. Monitorize a saúde com regularidade. Como a Diabetes é uma doença que se instala sem dar sinais óbvios, é importante realizar os seus exames e análises de saúde de rotina e monitorizar periodicamente os níveis de glicémia.

Estes conselhos são válidos não só para prevenir o aparecimento da Diabetes, mas também para quem já tem a doença conseguir mantê-la sob controlo. Comece já hoje a adotar um estilo de vida saudável, contribuindo para prevenir o risco de desenvolvimento da Diabetes e também de outras doenças.

Categories: Saúde