AGENDA

“Em que consiste o concurso Sitestar.pt e quem pode participar?”

Delegação Regional do Algarve

Consultório do Consumidor / DECO

A DECO INFORMA…

O projeto Sitestar.pt, com o apoio do .PT, vai já na sua 9ª edição com o objetivo de promover a literacia digital dos mais novos.

A iniciativa Sitestar.pt já envolveu mais de 5.500 alunos na construção de 530 sites sobre as suas escolas, sobre os seus grupos, projetos e atividades. Ao mesmo tempo que aprenderam a fazer sites e a trabalhar em equipa, são promotores de projetos e criadores de conteúdos digitais.

Ao criarem os seus sites aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na internet, em tempos de excesso de informação e muita desinformação.

As equipa têm até 14 de dezembro para formar e pedir a um professor para inscrever a sua proposta de projeto numa das categorias:

Escalão 1: dirigido a alunos entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos com propostas de site sobre temas na área do consumo e proteção dos consumidores.

Escalão 2: dirigido a alunos entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social com propostas de site numa das seguintes categorias: (a) Escola mais Digital, (b) Faz a diferença! e (c) Jovens com Talento.

Serão selecionadas 160 propostas de sites que receberão grátis um voucher 3 em 1, válido para 1 ano, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico.

Os melhores sites serão selecionados por um júri e serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria – um computador para o 1º lugar, drone para o 2º lugar e colunas de som para o 3º lugar. Os professores que inscreverem e apoiaram as equipas premiadas terão também direito a um prémio.

São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Direção Geral do Consumidor, o IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027 e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro Internet Segura.

Podem participar todas as escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas, bem como organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal que envolvam os jovens, desde que façam parte da rede DECOJovem. Mais informação emwww.sitestar.pt ou  decojovem@deco.pt.

Categorias:AGENDA, Consumidor