Quarteira

QUARTEIRA | Projeto Afro Gipsy Costura, da Akredita em Ti, promove Sustentabilidade e Economia Circular com Mercado de Trocas

A Sustentabilidade e a Economia Circular para a defesa do Ambiente é uma das preocupações do projeto Afro Gipsy Costura realizou na tarde deste sábado, dia 29 de janeiro, um Mercado de Troca de Roupas, no Jardim do Bairro da Abelheira, em Quarteira.

Uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar as crianças e os jovens dos bairros da Abelheira e da Amendoeira para a temática da defesa do ambiente com o foco na Economia Circular.

Destaque para a presença dos empreendedores Cristiana Jesus e Cláudio Alegre, que participaram numa conversa informal, com o objetivo de partilhar com todos os presentes os seus métodos de sucesso para quem se quiser aventurar nas vendas online.

Sobre o projeto Afro Gypsy Costura

No âmbito do Programa Bairros Saudáveis, a Associação Juvenil Akredita em Ti candidatou-se com o projeto Afro Gypsy Costura que consiste no envolvimento dos moradores de dois bairros de habitação social de Quarteira, Abelheira e Amendoeira (de 84 agregados e 293 pessoas, dos quais 29% são de etnia cigana e 28% são afrodescendentes e imigrantes caracterizados por um alto índice de exclusão social) como objetivo de combater o alto índice de desemprego e precariedade laboral, fruto da sua baixa escolaridade.

Esta iniciativa procura empoderar essas comunidades, sobretudo mulheres, através da capacitação profissional no âmbito da costura e do incentivo à autonomia dos/as moradores/as. Visa ainda fortalecer os laços comunitários e promover a sustentabilidade ambiental.

O projeto Afro Gypsy Costura tem como objetivo contribuir para a transformação da realidade socioeconómica, através da capacitação profissional da comunidade cigana e africana. A ideia é transmitir conhecimentos técnicos de costura e artesanato, gestão, marketing e publicidade, assim como a contribuição para a independência profissional, transformando-se numa estratégia para atingir uma melhoria da autoestima deste público vulnerável.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios mais frágeis. A Associação Juvenil Akredita em Ti tem como entidades parceiras a Câmara Municipal de Loulé, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, Junta de Freguesia de Quarteira, Associação MÔÇES e Grupo de Mulheres do Bairro da Abelheira e da Amendoeira.

A aprovação do financiamento deste projeto garante a realização de diversas atividades promovidas pela Associação Juvenil Akredita em Ti que irão dar uma nova vida a estes dois bairros em Quarteira.

Categorias:Quarteira